Blog do Prisco
Coluna do dia

PSD e PSDB

Com a reunificação do PSDB, após a dura disputa de 2015 entre Marcos Vieira (que ganhou a presidência) e Paulo Bauer, episódio já superado, o partido sinaliza claramente que ruma na direção de candidatura própria ao governo do Estado. Evidentemente que os tucanos aceitam receber o apoio de outras legendas, notadamente de PMDB e de PSD. Mas no contexto atual, é pouco provável que isso ocorra. Principalmente em relação aos peemedebistas, que não vão ficar uma terceira eleição consecutiva sem lançar cabeça de chapa em Santa Catarina.

No PSD, o cenário é um pouco mais flexível, embora o projeto do partido tenha avançado bastante sob a condução de Gelson  Merisio. Ele, obviamente, aceita conversar, mas também não será uma negociação fácil se envolver o PSDB. Até porque agora, internamente, Merisio tem a concorrência declarada de João Rodrigues.

O tucanato terá candidato a presidente. Muito provavelmente, o paulista Geraldo Alckmin, que deseja contar com o respaldo de Raimundo Colombo e o próprio Merisio. Mas sem oferecer nada em troca? A contrapartida natural do PSDB seria o apoio da seção Barriga-Verde da legenda ao projeto pessedista.

 

Segundo turno

 De qualquer maneira, os integrantes do ninho parecem decididos a ter concorrente ao governo, nem que seja em chapa pura. Se isso efetivamente ocorrer, se não for apenas uma estratégia e sim uma disposição dos tucanos, a eleição catarinense de 2018 muda de figura, abrindo a possibilidade real de segundo turno para definir o novo governador.

 

Quarteto

Neste cenário, teríamos quatro grandes candidaturas:  PMDB (provavelmente Mauro Mariani), PT (com Décio Lima), PSDB ( com Paulo Bauer) e PSD (com Gelson  Merisio).

 

Apoio

Em agenda por Santa Catarina, o ex-senador Pedro Simon (PMDB) esteve em Tubarão, no Sul, onde manifestou apoio ao presidente estadual da sigla, deputado Mauro Mariani, no movimento pela renovação da cúpula nacional do PMDB, denunciada pela PGR. “O PMDB de Santa Catarina dá mais uma vez um exemplo ao País”, destacou Simon, que também elogiou o voto de Mariani pela investigação do presidente Temer.

 

Bolsonaro em SC

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC/SP) prestigiou a 29ª Schützenfest no feriado da Proclamação da República. Ciceroneado pelo também deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), o filho do presidenciável Jair Bolsonaro desfilou , posou para centenas de fotos e mostrou suas habilidades no gatilho.

 

Insegurança

O Governo de Santa Catarina ainda não apresentou uma proposta de quitação total da dívida com a ONDREPSB – Serviço de Guarda e Vigilância LTDA e com a Montesinos, responsáveis por trabalhadores terceirizados que fazem a segurança em unidades prisionais do Estado.

 

Aviso

A Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviço, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores do Estado de Santa Catarina (FEVASC) e sindicatos presentes deixaram claro, no entanto,  que não aceitarão prorrogar por mais tempo o aviso prévio dos trabalhadores.  Cerca de 20% dos 1.400 vigilantes e agentes prosionais que cumprem o aviso até 30 de novembro já optaram pelo desligamento da ONDREPSB e da Montesinos.