Blog do Prisco
Coluna do dia

PSD tenta isolar PMDB

Estão fervendo nos bastidores as negociações, informações e contra-informações, acerca da entrada do PSDB no governo estadual. Se de fato ocorrer, com Leonel Pavan no Turismo e Vicente Caropreso na Saúde, evidentemente que não cria um vínculo direto com o pleito de 2018. Mas também é evidente que se os tucanos passarem a controlar duas pastas de ponta, as relações com o PSD de Raimundo Colombo e Gelson Merísio naturalmente vão se estreitar.

Como o PP também já tem cotas na gestão do pessedista e o PMDB bate o pé, afirmando e reafirmando que não abrirá mão da cabeça de chapa, a conclusão é óbvia: a tríplice aliança pode ser reedita. Com os progressistas substituindo a turma do Manda Brasa, que ficaria deveras isolada. As alternativas para o PMDB neste contexto seriam o espólio do PT e o PR do deputado federal Jorginho Mello que, antes das eleições, projetava eleger pelo menos 20 prefeitos. Elegeu 12, todos em pequenos municípios.

E a questão dos nomes entre PSD, PSDB e PP pode ser muito bem conversada e avaliada. Há candidatos com potencial para encabeçar a chapa nas três legendas.

 

Faltou um

O blog do Prisco publicou uma foto que mostra quatro dos cinco deputados do PSDB depois da conversa com Gelson Merísio, na terça-feira passada. Lá estão Vicente Caropreso, Leonel Pavan, Serafim Venzon e Mário Marcondes. Só não apareceu na imagem o quinto mosqueteiro, na verdade, o quinto tucano, Marcos Vieira, que também preside o partido no Estado. Na conversa dos tucanos com Merísio, tratou-se do ingresso do partido no governo e composição da nova Mesa Diretora.

 

Homenagens

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia concederá nesta quinta-feira, a Certificação de Prática Exitosa ao secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, e a Diretora de Direitos Humanos, Maria Elisa De Caro. O reconhecimento se dará durante o II Seminário promovido pela comissão, quando serão certificados órgão, entidades e profissionais, no âmbito estadual e municipal, com atuação relevante na área da infância e adolescência em Santa Catarina.

 

Moicano

Deputado Padre Pedro tem dito para quem quiser ouvir que não sairá jamais do PT. Pode acabar tendo que apagar a luz. Tem muita gente boa, inclusive em Santa Catarina, já de malas prontas para uma fusão, outra legenda, enfim, qualquer coisa que possa significar uma tábua de salvação. O divisor de águas pode ser a iminente prisão de Lula da Silva.

 

PMDB

No primeiro encontro da executiva estadual do PMDB pós-eleições municipais, realizado na segunda-feira, na sede do partido, os peemedebistas avaliaram positivamente o resulto do pleito, que consolidou a sigla como a maior e mais representativa do Estado. Os líderes definiram um primeiro encontro dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos e uma grande confraternização com homenagens aos que ajudaram a construir a história da sigla, para o próximo dia 5 de dezembro.

Com os resultados da eleição municipal, o PMDB passará a governar em 101 prefeituras, num universo de mais 2,4 milhões de pessoas, 36,3% da população.