Blog do Prisco
Coluna do dia

PSDB cobiçado

Enquanto Raimundo Colombo ensaia aproximação político-eleitoral, com vistas a 2018, com o governador paulista, Geraldo Alckmin, que teve direito a almoço reservado no Palácio dos Bandeirantes recentemente, Eduardo Pinho Moreira segue emitindo sinais e afagos ao tucano.

O mais recente foi o convite para a festa  de seu casamento com uma jovem advogada, no sábado, em evento badalado na Capital do Estado.

O vice-governador está apostando todas as fichas no casamento político entre PMDB e PSDB aqui no Estado. Faria o contraponto à pré-aliança de PSD e PP. Pinho Moreira também costuma invocar o episódio de 2010, quando ele não aceitou apoiar Dilma Rousseff (mesmo com Michel Temer guindado ao posto de vice pelas mãos de Lula da Silva) na campanha em Santa Catarina.

Naquele pleito, Eduardo Moreira pediu votos a José Serra, mas ao próprio Alckmin em 2006, na reeleição de Lula da Silva. Em 2010, sua postura de indisciplina levou Temer e parte da cúpula do PMDB a ensaiar sua expulsão do partido; chegou a ser destituído da presidência da sigla no Estado. O vice usa a história para passar uma imagem de “lealdade” ao tucanato nacional. O detalhe é que o PSD também quer o PSDB, pensando na disputa estadual de 2018. Quem ou se alguém levará os tucanos à aliança, só o tempo dirá.

 

Noiva

O maior problema para os planos de PSD e PMDB para ter o PSDB atende pelo nome de Paulo Bauer. O senador, líder da bancada tucana na Câmara Alta, movimenta-se como candidatíssimo ao governo no ano que vem. Tem o recall de 2014 e a visibilidade conquistada nos últimos três anos.

 

A força do mandato

Mas cabeças coroadas nas hostes pessedistas e peemedebistas acreditam que, na hora h, Bauer pode disputar novamente o Senado. No pleito de 2014, ele estava no meio do mandato de senador. Não corria risco, portanto, de ficar sem mandato. No ano que vem, se o tucano encabeçar chapa e não obtiver êxito, sairá da ribalta.

 

Ministro entre reitores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é um dos palestrantes confirmados para a 6ª edição do Fórum de Reitores do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). O evento ocorre nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Eventos do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú. Moraes foi ministro da Justiça de Michel Temer, que o indicou para o Supremo.

 

Prisão de Aécio

O deputado federal Décio Lima, líder da Oposição no Congresso Nacional, publicou vídeo nas redes sociais e nos grupos de whatsapp do PT/SC, cobrando a prisão do senador Aécio Neves. Ele afirma que a Justiça tem atuado de forma seletiva e que o senador deveria ser preso e perder o mandato.

 

Corrupção

“Há uma visível conduta do senador Aécio Neves como protagonista da corrupção no nosso país. As provas contra ele são diferentes das delações premiadas. Neste caso há malas de dinheiro, gravações e os telefonemas solicitando propina num episódio que maculou profundamente a vida do povo brasileiro. Não podemos entrar no debate de reduzir esta circunstância ao aspecto da legalidade ou do Estado de Direito. Aliás, a Justiça seletiva tem tratado Aécio com tolerância. Ele só tem um caminho: ser punido com a prisão e ser processado com o rigor da legislação”, diz Décio Lima.