Blog do Prisco
Destaques

PSDB SC fomenta as candidaturas femininas durante encontro virtual

A sala criada para o encontro virtual do PSDB Mulher catarinense, que aconteceu nesta manhã, ficou pequena para receber as principais lideranças femininas do partido em Santa Catarina. Todas aproveitaram a oportunidade de debater sobre as eleições em tempo de pandemia com a presidente nacional da ala feminina tucana, Yeda Crusius, com a sua presidente de honra Solange Jurema, com a presidente do PSDB Mulher de SC, Luzia Coppi, e com a presidente do partido em Santa Catarina e deputada federal Geovania de Sá.

“E essa presença maciça das tucanas reflete o que já observamos há algum tempo: as mulheres estão, sim, ocupando o lugar que é delas por direito”, comemora Luzia, contando que está na presidência desde maio de 2019 e, desde que a deputada Geovania assumiu a presidência da sigla em âmbito estadual, sente um engajamento feminino cada vez maior.

O que, para Luzia, acontece devido ao histórico de vitórias, de muito trabalho e de bons resultados da deputada para toda a Santa Catarina. “As mulheres se identificam, vêem que é possível chegar onde querem estar, enxergam o quanto a força e a percepção da mulher podem fazer a diferença num ambiente que já está deixando de ser masculino”, analisa a presidente da ala feminina tucana catarinense.

“E, cada vez mais, conquistamos o nosso espaço na política. Já provamos que temos a capacidade de representar, e muito bem, o cidadão. Quando assumi a presidência do PSDB no estado, em novembro do ano passado, afirmei que não teríamos sequer uma candidata laranja nas eleições municipais e não teremos”, destaca Geovania, lembrando que o partido soma cerca de 16 pré-candidatas a prefeitas, oito a vice-prefeitas, e que o número de pré-candidatas a vereadoras é tão grande que ainda não foi contabilizado em sua totalidade.

Uma fala que chamou atenção durante o bate-papo on-line e confirma este crescimento do número de mulheres na política veio de Mafra. A suplente de deputada federal, presidente tucana e pré-candidata a prefeita da cidade, Adriana Dornelles, relatou que em seu município a cota de gênero será invertida. “30% das vagas a candidaturas deverão ser ocupadas por homens”, explica.

Para finalizar a sua participação com as mulheres do PSDB SC, a ex-governadora do Rio Grande do Sul e presidente das tucanas em âmbito nacional, Yeda Crusius, parabenizou a condução da ala feminina da sigla no estado e a sua expansão e ainda deixou um recado a todas, algo que a ajudava a passar pelas dificuldades que já enfrentou. “Um navio não foi feito para ficar parado no porto. Ele foi feito para entrar no mar e enfrentar as tempestades. Enfrentemos as nossas”, encorajou Yeda.