Blog do Prisco
Coluna do dia

PSDB sondado para o governo Colombo

Conversas informais entre cardeais do PSD e tucanos de alta plumagem em Santa Catarina vão resultar na formalização de um convite para que o PSDB passe a integrar, com espaço no primeiro escalão, o governo de Raimundo Colombo.

Os ajustes no Colegiado estadual evidentemente serão efetuados depois do segundo turno, entre novembro e dezembro. A sinalização governista de abrir espaço para o tucanato não deixa dúvidas de que o PSDB é a grande noiva do pedaço.

Nos bastidores, é sabido que os tucanos estão com aliança muito bem encaminhada com o PMDB, em sintonia com o contexto federal. Já há quem diga que estaria fechada, mesmo faltando dois anos para o pleito estadual de 2018. O PSD resolveu então entrar no circuito. O intuito é tentar inviabilizar o acordo entre os dois partidos, evitando que o PMDB se sobressaia demais no cenário catarinense e chegue na próxima eleição como favorito absoluto.

 

Preliminares

Como as conversas entre PSD e PSDB estão nas preliminares, ainda não se falou em espaços específicos que podem ser ocupados pelos tucanos. O Centro Administrativo também analisa a necessidade de recompor a base aliada. O PSDB tem cinco deputados estaduais.

 

Veto

No Centro Administrativo, é voz corrente que Raimundo Colombo não vai renomear Milton Martini, umbilicalmente ligado a Paulo Afonso Vieira, para a Secretaria de Administração. Ele foi o primeiro titular da pasta na era Colombo e agora foi indicado pela bancada do PMDB após João Matos colocar o cargo à disposição. Tudo indica que os peemedebistas terão que apresentar uma lista tríplice ao governador.

 

PP no radar

Também não se pode descartar que o PP seja convidado a embarcar na nau de Colombo. Não custa lembrar que o PSD indicou o vice de Angela Amin na Capital e venceu a eleição em Tubarão, indicando o vice de Joares Ponticelli, outro expoente do PP!

 

Unesc no Hospital

O prefeito eleito de Criciúma, Clésio Salvaro e seu vice, Ricardo Fabris, convidaram oficialmente a direção da Unesc, reitor Gildo Volpato e as pró-reitoras, Luciane Ceretta e Kátia Sorato, para que a universidade assuma a administração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), já em 2017.

 

Prioridades

“Nosso governo tem três prioridades. A reconstrução do Paço Municipal, a gestão plena do Hospital São José e quem será o novo gestor do HMISC. A universidade, por sua história e principalmente por sua estrutura, hoje é a instituição mais indicada para administrar o HMISC, por isso o convite.”, destacou Salvaro.

 

Pinóquio?

O deputado federal Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville, e que ficou fora do segundo turno este ano, divulgou nota detonando o atual alcaide, Udo Döhler. Segundo Tebaldi, o peemedebista tem o “vício da mentira”.

 

Ponto a ponto

O texto de Tebaldi começa assim: “Lamento que o atual prefeito de Joinville, se utilize de tantas mentiras em sua campanha para tentar vencer as eleições. São tantos os enganos e posso citar exemplos. Na infraestrutura, ele mente sobre os projetos da ponte do Adhemar Garcia; na saúde, sobre os leitos no São José, sobre os remédios nos postos de saúde, sobre as filas nas consultas, exames e cirurgias; já na educação, ele tenta mascarar o corte das vagas em tempo integral nos CEIs. Faltaria papel para relatar todas as mentiras”.