Blog do Prisco
Destaques

PT-SC emite nota de solidariedade a Lula

O PT de Santa Catarina emitiu nota em solidariedade ao ex-presidente Lula da Silva, conduzido coercitivamente para depor na sexta-feira. Confira:

“É com indignação que a direção Estadual do PT-SC, vem a público denunciar a violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula e outros cidadãos ligados ao ex-presidente. Esta é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, representando grave ataque à democracia e à Constituição. Conforme definição do Ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, “só se conduz coercitivamente o cidadão que resiste e não comparece para depor”. “E o Lula não foi intimado”, afirma ele. Este episódio, trata-se de novo e indigno capítulo na escalada golpista que busca desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff, criminalizar o Partido dos Trabalhadores e combater o principal líder do povo brasileiro.

PT-SC LULAO festival de investigações seletivas, vazamentos ilegais e atropelos de garantias individuais evidencia que a nação está sendo sangrada pela construção de um regime de exceção e arbítrio, sob o comando de forças conservadoras cujo único objetivo tomar o governo a qualquer custo. O ex-presidente Lula é o alvo maior de quem não aceita o processo de transformação iniciado em 2003, marcado pela mudança de vida e o crescente protagonismo dos trabalhadores da cidade e do campo. O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos. A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e no estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social. É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história. O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, nesse momento de afronta ao sistema democrático e à soberania popular, reafirma a mobilização permanente da militância. Os petistas estão chamados a defender, ao lado de nossos aliados, nas ruas e nas instituições, as regras constitucionais e a inocência do ex-presidente Lula.”

Foto>divulgação