Blog do Prisco
Destaques

Queda-de-braço!

O PMDB promoveu evento em comemoração aos 51 anos do partido ontem, na Assembleia. Embora tenha levado a assinatura do diretório estadual, o presidente da seção Barriga-Verde do Manda Brasa, deputado federal Mauro Mariani, não participou. A semana tem agenda pesada em Brasília, com votações importantes (como a reforma trabalhista e a ajuda a estados endividados).

Nos bastidores, sabe-se que a comemoração tem as digitais da bancada de deputados estaduais, cuja maioria é ligada ao vice-governador Eduardo Moreira. O vice e Mariani estão se digladiando intramuros por posição majoritária em 2018. Somente Carlos Chiodini, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, anda fechado com o presidente estadual.

A data e o horário escolhidos deixaram transparecer o propósito de dificultar (para não dizer evitar) a presença de Mariani.

Ao fim e ao cabo, é mais um capítulo da queda-de-braço entre os dois cardeais da legenda em Santa Catarina.

Com Temer

Raimundo Colombo foi a Brasília ontem. Junto com outros governadores, o catarinense participou de reunião com o presidente Michel Temer na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Assunto: reforma da Previdência (e muito provavelmente e quase que obviamente, a questão da dívida dos Estados com a União).

Cobertura

Dos 295 municípios catarinenses, o PSDB do Estado está presente em 294. A marca foi alcançada no fim de semana, quando o presidente estadual da sigla, deputado Marcos Vieira, cumpriu roteiro no Oeste. Nova Itaberaba foi o município de número 294 a ter uma bandeira tucana.

Abismo

Analistas de plantão apontam para iminente e estrondosa derrota do governo Temer na reforma da Previdência. O PSB está batendo em retirada. A direção partidária orientou as bancadas na Câmara e no Senado a votarem contra as reformas. PTB e PPS podem seguir o mesmo caminho. Nem na bancada do PMDB, o assunto é unanimidade. Se perder por uns 200 votos no plenário, de fato o governo Temer começa a se aproximar do fim ainda neste 2017!

Frase

“Mas o País não pode parar, temos que trabalhar. Agora, Governo e o Congresso precisam fazer a sua parte”. O presidente executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes.

Nariz empinado

Sentimento que estava represado entre deputados da base, de que o Centro Administrativo não está nem aí para os parlamentares, começou a ser externado com mais contundência depois da Lista de Fachin. Tem gente que precisa se ajoelhar, rezar a missa e pedir pelo amor de Deus para ser recebido (imagina para ser atendido) por algum secretário de ponta do governo Colombo!

Crescimento

A Celesc, em associação com empresas Chinesa e Portuguesa, arrematou um dos maiores lotes de transmissão de energia no Brasil. O leilão foi segunda-feira, na Bovespa. Segundo o diretor Ênio Branco, “a Celesc mudará de escala”.

Agenda

Rodrigo Maia anunciou ontem que pretende começar a votação da reforma trabalhista, em plenário, nesta quarta. Se conseguir, a sessão deve entrar pela quinta-feira adentro. E sem hora para acabar.