Blog do Prisco
Destaques

Racha no ninho tucano!

Enquanto Lula da Silva faz campanha sem parar – ele nunca desceu do palanque, mas intensificou o ritmo nos últimos dias -, a cúpula do PSDB se digladia publicamente, lembrando colegiais discutindo quem roubou o doce de quem.

No sábado, o prefeito João Dória, estrela ascendente do tucanato, sugeriu que o comando do partido praticamente expulse o senador Aécio Neves, ferido de morte por suas relações com os bandidos Batista, da proa da sigla.

Foi durante evento na capital paulista. Doria declarou que o senador mineiro deve sair “desde já” da presidência do partido. Aécio está como “presidente licenciado.” Afastou-se depois da divulgação de que se encontrou com o bandoleiro Joesley para pedir-lhe R$ 2 milhões.

Assumiu temporariamente o senador Tasso Jereissati. A declaração de Doria aprofunda ainda mais o racha no ninho, já abalado pelo dilema de permanecer ou não no governo Michel Temer. O PSDB nunca soube fazer oposição nos 13 anos do PT, que deitou e rolou. E agora segue fazendo oposição a si mesmo, para alegria geral do lulo-petismo.

Boca fechada

João Doria abriu a boca para atacar Aécio, que escalou o amigão e ex-senador José Aníbal para o contraveneno. O tucano Aníbal desancou a administração do correligionário na Capital paulista. Talvez nem um petista fosse tão incisivo.

Frase

“João Doria é um prefeito desfocado. A cidade está piorando, os buracos aumentando, os faróis estão quebrados, o capim aumentando e ele desconhece isso. Fica brigando com o Lula e nomeando gente na Executiva. Esse cara está delirando. Precisa focar na Prefeitura e mostrar resultado. Tem gente tão ou mais competente do que ele pensando no Brasil.” José Aníbal

Cooperativismo

Identificado com o setor cooperativista do Estado, o deputado Valdir Colatto está pressionando em Brasília para que o Banco Central reveja duas decisões, publicadas em junho, que prejudicam as cooperativas e, consequentemente, os produtores.

Os prejudicados

As decisões dificultam o acesso ao crédito, tornando mais cara a tomada de recursos por pequenos agricultores.

Ofensiva

Embora o Congresso Nacional esteja em recesso, com deputados e senadores nas bases ou viajando, as articulações de Michel Temer, visando salvar o próprio pescoço, não param. Um dos alvos é novamente o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O presidente e sua tropa querem evitar que ele apresente uma nova denúncia envolvendo Temer.

Festa

Colocar dinheiro público em festas e eventos, em um país absolutamente carente de saúde, educação, infraestrutura e segurança, é injustificável. Em Sombrio, a prática não terminou bem. Em investigação do promotor Daniel Granzotto Nunes, constatou-se fraude na contratação de artistas para uma festa popular. E resultou no bloqueio judicial de bens de até R$ 150 mil do prefeito Zenio Cardoso.

Realidade

Há 61 milhões de brasileiros inadimplentes (que não conseguem pagar suas dívidas) neste momento.

Dois lados

Santa Catarina é o maior produtor de cebolas do país. E a safra deste ano é recorde: 630 mil toneladas. O governo comemora. Mas os produtores estão preocupados. A grande quantidade do produto local, combinada com a entrada do produto holandês de forma indiscriminada no país, já fizeram, em um passado recente, os preços despencarem, gerando prejuízos enormes aos produtores.