Blog do Prisco
Notícias

Radiografia aponta situação preocupante para Defensoria Pública

A quarta edição do Diagnóstico de Defensorias Públicas do País, organizado entre os anos de 2008 a 2014 pela Associação Nacional dos Defensores Públicos ( ANADEP), divulgado em 2015, que faz uma radiografia das 24 defensorias públicas criadas no país,  revela uma situação preocupante da instituição no Estado de Santa Catarina. De acordo com o estudo,Santa Catarina e Paraná são os locais onde a proporção entre defensores públicos e população carente é mais alarmante e chega a ser dramática. No Paraná a relação é de um para 65 mil. Já em  Santa Catarina, cada defensor corresponde a 31 mil habitantes. Na época em que foi realizado esse estudo, o número de defensores públicos catarinenses chegava a 101.
Hoje a Defensoria Pública de Santa Catarina tem 98 defensores públicos que atuam em 24 cidades catarinenses.  Existem 22 vagas abertas para defensores públicos que deve ser preenchida através do segundo concurso público realizado em 2017 .   Os candidatos aprovados aguardam a nomeação do Governo do Estado para assim suprir a necessidade de expansão e do fortalecimento da Instituição no  Estado. Uma Comissão foi organizada pelos aprovados para acompanhar os desdobramentos dessa situação.
Santa Catarina foi o último Estado a instalar o órgão em 2012.
Ainda, de acordo com estudos internos da Defensoria Pública do Estado,  com um total de 358 defensores públicos, a Instituição terá condições de assistir toda a população carente que necessita de acesso à Justiça gratuita. Essa população ultrapassa a 3 milhões de habitantes em Santa Catarina.
A Defensoria  Pública do Estado contabilizou até o final de 2017 a assistência de 500 mil catarinenses carentes. Em 2016  foram mais de 200 mil pessoas. “ Fizemos mais com menos”, disse o ex-defensor público-geral, doutor Ralf Zimmer Junior (foto) ao avaliar a sua gestão .
Para ele, o grande desafio é modernizar, assegurar autonomia e maior eficiência a Defensoria Pública de nosso Estado, visando sempre atender os anseios da população carente, que busca justiça com qualidade e gratuita. “ Defensoria forte garante cidadania para quem precisa”.