Blog do Prisco
Notícias

Raimundo Colombo inaugura a Estrada Albertina nesta sexta

O governador Raimundo Colombo inaugura nesta sexta-feira, 22, às 9h30min, as obras de pavimentação da SC-436, conhecida como “Estrada Albertina” (foto de capa), entre a comunidade de São Luiz e o município São Martinho, no Sul do estado. A rodovia dá acesso ao Santuário da beata Albertina Berkenbrock. A construção da estrada deve incrementar e desenvolver o turismo religioso em todo o Sul. A pequena localidade de São Luiz, onde nasceu a mártir, é foco de peregrinações de milhares de fiéis todos os anos. O investimento do Governo do Estado nos 7,7 quilômetros de pavimentação foi de cerca de R$ 10 milhões.

raimundo colombo estrada albertina

Em 2010, a empreiteira vencedora da primeira licitação pública para as obras iniciou a pavimentação. Porém, só tinha executado 900 metros da camada asfáltica quando o Estado, em razão do descumprimento de diversas cláusulas do contrato, realizou nova licitação, vencida por outra empreiteira. A nova empresa contratada reiniciou as obras em agosto de 2014, mas a construtora vencedora em 2010 conseguiu na Justiça a suspensão dos trabalhos temporariamente por discordar da nova contratação. Em setembro de 2014, o Tribunal de Justiça autorizou a retomada das obras, atendendo à solicitação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“Esta obra é muito aguardada pela comunidade local. Passamos por diversos entraves até conseguir ver ela como está hoje: concluída. Sinto muita satisfação em fazer parte deste grande feito histórico”, disse o secretário executivo regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino.
A expectativa do município é que dobre o número de fiéis que visitam o santuário em homenagem a Albertina Berkenbrock, considerada mártir desde 1931, quando foi assassinada durante uma tentativa de estupro, aos 12 anos de idade. Albertina foi beatificada pelo Vaticano em 2007, e o processo de beatificação já foi protocolado em Roma.
A prima segunda da beata, Maria Delza Berkenbrock, moradora da comunidade desde que nasceu há 66 anos, relatou as mudanças ocorridas no local. “Lembro que minha mãe fazia pão de trigo para vender para os romeiros, pois na nossa comunidade não tinha restaurante ou lanchonetes. Essa era uma das formas de ajudar o santuário. Hoje a realidade já é outra, contamos com uma infraestrutura para oferecer ao turista. E com a estrada, melhorou e vai melhorar ainda mais. O acesso era muito ruim. Estamos contentes. É uma benção receber essa obra que tanto esperamos”, contou.Além do turismo religioso, o município também tem forte potencial agrícola. Sua economia é fundamentada na produção de mandioca, fumo, arroz, milho e feijão, com destaque também para a pecuária de corte e leite, avicultura e suinocultura.O secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, e o prefeito de São Martinho, José Schoten, também participam da inauguração.

Quem foi Albertina Berkenbrock

Conhecida pelo povo da Diocese de Tubarão como “a nossa Albertina”, Albertina Berkenbrock nasceu no dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luís, paróquia São Sebastião de Vargem do Cedro, município de Imaruí. Filha de um casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, teve mais oito irmãos e irmãs. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismada em 9 de março de 1925 e fez a primeira comunhão no dia 16 de agosto de 1928.

Aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, Albertina foi assassinada durante uma tentativa de estupro. Desde então, é considerada mártir. O santuário construído no local do ataque, no mesmo município, recebe milhares de fiéis todos os anos.

Serviço:

O quê: Inauguração da pavimentação asfáltica da SC-436 – Estrada Albertina
Quando: Sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 9h30min
Onde: Salão da comunidade de São Luiz

Fotos: Capa – Confer construtora, divulgação / Interna – Jaqueline Noceti, Secom, divulgação

Posts relacionados

Renúncia de Blatter pode gerar efeito cascata

Autor

SBT News – 19/05/2015

Autor

Acij dá posse à nova diretoria

Autor