Blog do Prisco
Coluna do dia

Reabertura do comércio

Titular da Casa Civil do governo do Estado, o secretário Douglas Borba praticamente confirmou, nesta Sexta-Feira Santa que o comércio de Santa Catarina estará autorizado a reabrir as portas a partir desta segunda-feira.

Evidentemente que a palavra final é do governador Moisés da Silva, e em 48 horas as coisas podem mudar. Mas neste caso especificamente, Borba confirmou que o governo trabalha firme neste diapasão. Somente uma brusca alteração do quadro geral da pandemia no Estado até domingo à tarde poderia levar a um recuo do Centro Administrativo.

É uma notícia importante, fundamental sob o ponto de vista econômico, área que vai ladeira abaixo depois que o vírus chegou ao Brasil e a Santa Catarina.

Mas tudo ainda é cercado de muitas dúvidas e controvérsias. O Ministério Público, por exemplo, já entrou no circuito. Quer saber qual o embasamento técnico-científico que permitirá ao governo dar sinal verde aos comerciantes nesta próxima semana.

 

Bola com os prefeitos

E os municípios, na figura de seus prefeitos? Todos vão acatar o novo decreto estadual, que deve ser anunciado neste sábado por Moisés da Silva? Muito provavelmente, não. O próprio Douglas Borba afirmou que o estado quer ser inclusive parceiro, via suas estruturas, das cidades onde os prefeitos decidiram manter as lojas de portas fechadas. E citou que a concentração de casos de Coronavírus em Santa Catarina é nas maiores cidades, como Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí.

 

Indústria

Se o comércio volta a funcionar nesta segunda-feira, como ficarão os setores industriais atingidos pela quarentena? E outros segmentos, como igrejas, poderão voltar a receber fieis? Estas e tantas outras questões seguem em aberto nesta inédita e calamitosa situação de pandemia.

 

Empresa diferenciada

A Cooperativa Central Aurora Alimentos iniciou nesta semana o processo de recrutamento e seleção, visando a contratação de trabalhadores que foram dispensados, na última semana, da Ogochi, uma indústria de confecções com sede em São Carlos.

 

Teares parados

A indústria do ramo têxtil desligou cerca de 30% do quadro funcional em razão da crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus que atinge todos os continentes e abala o mercado de produção e consumo de todos os países.  O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, informou que o aproveitamento dos recursos humanos desempregados se dará em duas unidades industriais da Aurora – a planta de aves FAMH de Maravilha e a unidade de suínos FACH1 de Chapecó.

 

Máscaras obrigatórias

Os funcionários de empresas que trabalham com atendimento ao público e estão com a atividade permitida pelo governo do Estado, com regramento agora, devem, obrigatoriamente, utilizar máscara de tecido. A medida consta em portaria publicada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que atua no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina.

 

Mudança de hábito

“Não faz sentido o cidadão utilizar a máscara e, ao chegar no estabelecimento, o funcionário não estar usando os equipamentos de proteção individual. Em razão dessa pandemia, precisamos mudar alguns hábitos. A máscara de tecido pode ser produzida em casa e serve para proteger a nós mesmos e às outras pessoas”, lembra o governador Carlos Moisés.