Blog do Prisco
Destaques

Reação do poder público aos estragos das chuvas em SC

Bancada Catarinense se reúne com Defesa Civil Nacional, Ministro do Desenvolvimento Regional e Prefeitos
Fórum busca soluções conjuntas e orientação aos prefeitos dos municípios atingidos

A terça-feira (10) teve início com uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, que tem como coordenadora a Deputada Federal Carol De Toni, que juntamente com o Governo do Estado de SC e órgãos federais buscam auxiliar os prefeitos e as equipes técnicas dos mais de 130 municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, dando apoio e recursos para a reconstrução das cidades neste momento difícil.

Representando o Governo Federal, participaram o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff e equipe, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Elton Bernardo, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun e equipe. Já representando o Governo Estadual, o Cel. Luiz Armando da Defesa Civil Estadual e a Secretária de Saúde, Carmen Zanotto.

Ainda hoje, às 17h, o Ministro Waldez fará uma reunião com o Governador Jorginho Mello, e amanhã o ministro estará em Santa Catarina. Na ocasião, ainda reforçou o apoio a SC. “O plano estadual indígena enviado ontem, já foi aprovado e o recurso foi liberado. Municípios que já estão no Decreto Estadual de emergência, ao enviarem os planos de assistência e restabelecimento – se os documentos estiverem certos – receberão os recursos imediatamente”, pontuou.

Os prefeitos de Blumenau, de José Boiteux, de Rio do Sul, de Aurora, de Gaspar, e o representante do Prefeito de São João Batista relataram problemas com barragens, deslizamentos e as demais dificuldades obtidas em decorrência das enchentes.

Também, veio à tona a possibilidade dos Deputados Federais e Senadores criarem uma comissão permanente no Fórum Parlamentar Catarinense para tratar de ações futuras a respeito do tema, para que a mobilização para solucionar os problemas das enchentes em SC não se perca.

“Na semana que vem, na próxima reunião do Fórum, além de abordarmos as emendas de bancada, falaremos a respeito dessa comissão, para que o assunto não fique no esquecimento. O Fórum está à disposição para atuar neste sentido e solucionar permanentemente o problema das chuvas no Estado”, ressaltou a coordenadora da bancada, Carol De Toni.

Ainda nesta tarde, prefeitos e equipes participaram de uma reunião com as equipes de Defesa Civil para esclarecimentos técnicos sobre os planos de assistência humanitária e restabelecimento.