Blog do Prisco
Coluna do dia

Recado à bancada do PMDB

Recado à bancada do PMDB

A recondução do deputado federal pelo Rio de Janeiro, Leonardo Picciani, à liderança da bancada do PMDB na Câmara, traz reflexos diretos à atuação da seção Barriga Verde do partido. Muito embora  a votação tenha sido secreta, sabe-se que dos seis federais do Manda Brasa catarinense, apenas Celso Maldaner votou com o vitorioso.

Os outros cinco apostaram em Hugo Motta, apadrinho por Eduardo Cunha, e que acabou derrotado. Não resta a menor dúvida que a bancada federal sai rachada deste processo. O placar foi de 37 a 30 para Picciani. Evidentemente que o líder não poderá fazer o que fez o ano passado, quando indicou oito governistas para a comissão especial do impeachment de Dilma Rousseff. Por essa atitude, ele foi destituído da liderança por uma semana e só voltou mediante manobras políticas.

Do sexteto estadual, o próprio Celso Maldaner tem grande chance de integrar o colegiado que vai apreciar o pedido de impedimento de Dilma Rousseff. Obviamente que se ele integrar a comissão será para votar com a presidente e contra o impeachment. No frigir dos ovos, até por representar praticamente 10% da bancada federal peemedebista, SC sai enfraquecida da disputa pela liderança.

 

 

 

 

 

 

 

Freio de arrumação

Os cinco catarinenses que votaram com Hugo Motta já receberam o recado para “pegar leve”, puxar o freio de arrumação. Caso contrário, os pescoços de Djalma Berger, presidente da Eletrosul, e Vinícius Lummertz, o comandante da Embratur, serão levados à guilhotina. Seria péssimo para o PMDB, considerando-se que o ano é essencialmente eleitoral.

 

 

 

 

 

 

 

Prestígio?

Já tem gente sugerindo que o deputado Celso Maldaner, que está bem na foto com a ala governista do PMDB, ajude a mudar os projetos para concessão de rodovias federais em SC, especialmente a BR-282. Nesta terça, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, vai receber o Fórum Parlamentar Catarinense, já que na semana passada os parlamentares não foram recebidos por ele durante audiências para tratar do assunto.

 

 

 

Inspeção

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou a realização de inspeção para verificar o funcionamento da Vara de Precatórios, Recuperações Judiciais e Falências da Comarca de Florianópolis do Tribunal de Justiça. O trabalho começa nesta segunda e se estende até o dia 26.

 

 

 

 

 

 

Modernização

A inspeção é parte do Programa Nacional de Modernização da Administração das Varas Especializadas de Falência e Recuperação Judicial, instituído pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

 

 

 

 

 

 

Curioso

A deputada Ana Paula Lima anunciou que fará a atualização de seu título eleitoral nesta segunda-feira, a partir das 14h, em Blumenau. Vai se cadastrar biometricamente. Beleza. Significa, então, que ela segue votando e com domicílio eleitoral na cidade do Vale. O curioso é que o marido, Décio Lima, transferiu o título para Itajaí, onde está morando e sinaliza para uma candidatura a prefeito. Nos bastidores, contudo, há quem garanta que o deputado federal vai acabar apoiando o projeto do amigo Volnei Morastoni (PMDB).

 

 

 

 

 

 

 

Com Gilmar

O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) esteve com o ministro Gilmar Mendes, integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que em junho próximo será, pela segunda vez, alçado ao cargo do presidente desta que é a mais alta corte de justiça do Brasil. Tebaldi foi desejar sucesso ao ministro, declarando apoio ao futuro mandato do magistrado, pedindo rigor no processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff. Segundo o deputado tem percebido em suas andanças pelo Brasil, este é o desejo da maioria da população.