Blog do Prisco
Coluna do dia

Recado aos intocáveis

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), mandou um belo recado, muito bem mandado, aos imperiais da toga, aqueles 11 que se consideram deuses do olimpo, inalcançáveis, inatingíveis, os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em alto e bom som, o deputado declarou que legislação eleitoral é atribuição do Congresso Nacional (Câmara e Senado). É incrível como é preciso vir o presidente de uma das duas Casas Legislativas a público para reafirmar uma das atribuições primordiais do Poder Legislativo.

Mas foi necessário e já não era sem tempo, pois as supremas togas tupiniquins, que lá chegaram por serem amigos (e outras coisitas mais) dos mandatários de plantão nas últimas décadas, avançam sem qualquer puder sobre as prerrogativas dos demais poderes da República.

Palmas para Arthur Lira. Tem que colocar o pé na porta mesmo. O que a banda boa da sociedade aguarda agora é posição semelhante do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

 

Absurdo

Chegamos ao cúmulo de testemunharmos um quarteto de ministros do STF atuando como lobistas no Legislativo. Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso e Luiz Fux, se deram ao desplante de ir ao Congresso cabalar votos para evitar a aprovação do voto impresso, algo que é urgente e mais do que necessário.

 

Ah tá

Estranha toda esta contrariedade, pra dizer o mínimo, em relação a algo tão simples. Qualquer operação no país é passível de emissão de um recibo, de um comprovante. Mas no caso eleitoral, onde se decidem os destinos do país, daí não. Não pode. Por que será, hein?

 

Alvo único

Neste contexto, os nobres ministros também atuam firmemente abrindo inquéritos no TSE, a corte eleitoral, para claramente tentar inviabilizar a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro.

É um golpe judiciário em cima do outro, com apoio de parte do empresariado, das esquerdas ululantes e, claro, da brava mídia engajada e militante. Uma vergonha mundial o atual cenário no Brasil.

 

Ruptura

O quadro é grave, e vai piorando, o que pode resultar numa conflagração como há tempos não se vê neste país. Estão esticando demais a corda.

 

Fiesc apoia

A aprovação da reforma da previdência estadual é uma medida responsável e representa um passo importante para reduzir o déficit previdenciário, que hoje é de R$ 4,8 bilhões por ano, afirma o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesc).

 

FRASE

“A aprovação da reforma é uma demonstração de responsabilidade com as contas públicas e com a sociedade catarinense. Sem ela, teríamos o risco real de faltar recursos para o pagamento futuro dos benefícios aos aposentados. Além disso, teríamos comprometida a capacidade de investimento do estado, que já é baixa.” Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

 

Ferrovia

Com foco no desenvolvimento de regiões como o Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste, o governador Carlos Moisés determinou o início de projetos de infraestrutura e energia para fortalecer a integração entre toda Santa Catarina. O assunto já foi levado às secretarias de Estado da Infraestrutura, Fazenda, Administração e Casa Civil.