Blog do Prisco
Destaques

Reconhecimento de situação de emergência acelera ajuda a Mariana

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quarta-feira (11), atendendo a pedido do município de Mariana (MG), a situação de emergência na região de Bento Rodrigues, afetada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, ocorrido na semana passada. Até agora, foram confirmadas pelos Bombeiros as mortes de seis pessoas. O reconhecimento da situação de emergência é necessário para facilitar o auxílio da União em procedimentos como aquisição e distribuição de alimentos e realização de obras emergenciais.

MDA libera máquinas para ajudar população de Mariana (MG)

Equipamentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) doados a municípios mineiros, vizinhos de Mariana, podem ser usados na recuperação da região atingida pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, no último dia 5 de novembro. A utilização excepcional foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta quarta-feira (11), por meio da portaria nº 384. Cada um dos 86 municípios listados na portaria recebeu do governo federal uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Com isso, 258 equipamentos poderão ser disponibilizados.

Dilma diz estar preocupada com chegada da lama de barragens ao ES e coloca governo à disposição

A presidenta Dilma Rousseff manifestou preocupação com a chegada ao Espírito Santo da lama das barragens mineiras que se romperam na semana passada em Mariana (MG) e colocou o governo federal “inteiramente à disposição” para ajudar o estado. Durante cerimônia de entrega do programa Minha Casa Minha Vida em Nova Friburgo (RJ), nesta terça-feira (10), ela afirmou que todos os recursos possíveis do governo federal estão à disposição do Espírito Santo e de Minas Gerais,
Ibama monitora avanço dos rejeitos de mineração e auxilia resgates em Mariana (MG)

Um helicóptero do Ibama em Minas Gerais reforçou a equipe para auxiliar no resgate de pessoas, animais e no monitoramento da pluma nesta segunda-feira (09/11). A equipe de emergências ambientais do órgão monitora, desde a última sexta-feira (06/11), os efeitos do rompimento da barragem de Fundão e o transbordo da barragem de Santarém, pertencentes à empresa Samarco, em Minas Gerais. A lama atingiu diversas comunidades e avança sobre o Rio Doce. Diariamente, o Ibama também acompanha as ações no gabinete de crise, alertando sobre questões ambientais e prováveis áreas impactadas.

 

QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ

MARIANA 2

Fotos: divulgação