Blog do Prisco
Notícias

REDE lança pré-candidatos nesta quinta em aldeia de Biguaçu

A Rede Sustentabilidade SC convida seus militantes, simpatizantes e a imprensa catarinense para o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do estado do professor de Direito Ambiental da UFSC, Rogério Portanova, bem como da ambientalista Miriam Prochnow e do consultor em relações internacionais Diego Mezzogiorno ao Senado Federal. O evento acontecerá nesta quinta (21/06) às 11h na aldeia guarani Yynn Moroti Wherá (“reflexo das águas cristalinas”), também conhecida como M’Biguaçu e localizada no km 190 da BR-101, em Biguaçu.
“Este ato simbólico”, diz Portanova, “ratifica o firme propósito da REDE de contribuir com a transformação do Brasil pela via da sustentabilidade, tornando-o um país socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente correto e culturalmente diverso”.
O professor Rogério Portanova – foto>divulgação
A REDE-SC tem dois indígenas entre os seus pré-candidatos: o guarani Hyral Moreira, advogado formado pela Univali que concorre a deputado estadual, e o kaxinawá Leopardo Sales, que almeja uma cadeira na Câmara Federal em Brasília.
A aldeia Yynn Moroti Wherá possui 59 hectares e é habitada por 32 famílias (120 pessoas) divididas em 27 casas. Conta com uma escola onde 70 alunos cursam da primeira série ao ensino médio. Cerca de 80% das aulas são em guarani e, dos nove professores, seis são indígenas.