Blog do Prisco
Notícias

Região recebe Prêmio Município Sustentável da FECAM

A região da AMFRI se destacou no estado de Santa Catarina em 2016 e assim foi merecedora do 2º Prêmio Município Sustentável. O Prêmio tem como objetivo estimular o uso do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) como instrumento de apoio a gestão pública no processo de desenvolvimento dos municípios. Na assembleia geral de prefeitos realizada na manhã desta sexta-feira (21), Bombinhas e Balneário Camboriú receberam os Troféus Mérito Municipalista.

A região foi destaque tendo Bombinhas na quinta posição no Estado com 0,754 de IDMS. Já Balneário Camboriú ganhou o prêmio como município com maior crescimento do IDMS (4,73%) de 2014 para 2016 na região da AMFRI. A presidente da AMFRI e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, o vice-prefeito, Paulo Henrique Dalago Muller e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, receberam os troféus do 1º vice-presidente da Fecam e Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni e do diretor de articulação institucional da FECAM, Celso Vedana.

amfri prefeitos 2

A presidente da AMFRI agradeceu a honraria e falou sobre como conseguiram o feito. “É preciso ter um controle sistêmico, a prefeitura de Bombinhas tem uma pessoa responsável para alimentar e assim manter o sistema atualizado, é fundamental ter um profissional dentro da prefeitura para realizar essa função e assim gerar bons resultados”. Ana Paula ainda sugeriu que a AMFRI promova uma capacitação dos gestores indicados pelos prefeitos a fazerem essa função.

Celso ainda apresentou a função e os dados gerais do SIDEMS – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal da Fecam. O sistema tem como objetivo constituir uma rede colaborativa que contribua para a produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses. A metodologia utilizada no Prêmio Município Sustentável foi baseada no SIDEMS.

No encontro, representantes da Univali ainda apresentaram o Programa de Qualificação para exportação (PEEX) da instituição. A professora Giselda da Silveira Cherem também falou sobre os cursos de comércio exterior e relações internacionais onde possuem estudantes envolvidos e capacitados que são bons profissionais da área. Ela ainda colocou a Univali a disposição para ajudar a desenvolver esse setor nos municípios e consolidar parcerias com as prefeituras.

O grupo também tratou da “Usina de Asfalto”, equipamento que serve para a pavimentação, construção e recuperação da malha asfáltica. O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni falou sobre a capacidade da Usina de Asfalto que o município já possui. “Atualmente poderíamos atender uma boa parte da demanda da região, pois temos cerca de 50% da utilização do equipamento ocioso”. Os prefeitos irão identificar a demanda em cada município e criaram um comitê para tratar do tema composto por representantes das secretarias de planejamento e obras.