Blog do Prisco
Notícias Últimas

Rejane Sánchez participa de iniciativa de combate à violência feminina

Sánchez, catarinense que é referência nacional em Direito Feminino, integra grupo de trabalho gestor do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, cujo site oficial foi lançado nesta terça-feira, (31/08).

A advogada Rejane Silva Sánchez, presidente da Comissão Estadual da Mulher da OAB/SC e vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), entidade que trabalha para fortalecer e visibilizar as mulheres empreendedoras e empresárias a partir do associativismo, foi uma das participantes do lançamento do site Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM-SC), fruto de uma iniciativa pioneira entre as Casas legislativas do Brasil. O evento ocorreu nesta terça (31/08) e pode ser conferido no seguinte endereço: youtube.com/assembleiasc.

“O OVM-SC é finalmente um “locus” de convergência de dados, ações e conteúdo de todos os setores da sociedade sobre a problemática da violência contra a mulher em Santa Catarina. Está e estará em constante construção, pois todos os dias novos casos e estudos e iniciativas surgem. Participar do grupo de trabalho ensina, faz crescer, dá ânimo e força para seguir em defesa dos direitos humanos das mulheres,” afirma Rejane Silva Sánchez.

A plataforma reunirá dados de órgãos como Governo do Estado, ALESC, UFSC, MPSC, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça SC, CEDIM, MPC e OAB-SC. Além de possibilitarem a elaboração de indicadores, os números servirão de base para a implantação de políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.

Representante da OAB/SC no Observatório, Rejane Silva Sánchez afirma que os dados coletados e divulgados são compilados respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O OVM processará dados coletados completos e confiáveis de todas as frentes que, direta e indiretamente, estão liderando ações de enfrentamento à violência contra a mulher catarinense; o propósito é ter uma convergência de dados e ações”, completa.

Dividida em seis eixos, Acolhimento, Segurança, Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento, a ferramenta trará ainda um rico material teórico sobre o tema e indicará locais onde mulheres podem conseguir o atendimento correto de acordo com a sua ocorrência.

Rejane Silva Sánchez também é titular do Conselho dos Direitos da Mulher de Santa Catarina e do Conselho de Florianópolis, membro-fundadora e diretora legal do Inspiring Girls Brasil – ONG internacional que visa empoderar meninas para o mercado de trabalho.