Blog do Prisco
Destaques

Relatório preliminar indica que 72 escolas da rede estadual foram atingidas por tornado em SC

Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED) estão levantando os estragos causados nas escolas da rede estadual de ensino após o tornado e o temporal que atingiram Santa Catarina entre sexta-feira e sábado. O relatório preliminar elaborado pela Diretoria de Infraestrutura Escolar com as Coordenadorias Regionais de Educação indica que 72 escolas da rede estadual foram afetadas pelo fenômeno climático.

Entre as escolas atingidas, 38 estavam em obras após também serem afetadas pelo ciclone-bomba em junho, que causou estragos a 412 escolas da rede, e tiveram a situação agravada após o tornado. Em outras 34 unidades de ensino, foram identificadas avarias na infraestrutura apenas depois dos fenômenos climáticos dos últimos dias. Apenas na região de Itajaí, houve o registro de 18 escolas afetadas.

Os principais estragos incluem quebra de parte do telhado, queda do forro, janelas danificadas e infiltrações. Como consequência, a maioria das escolas atingidas registrou alagamentos nas salas de aula, corredores e ginásio, além de materiais ou equipamentos danificados.

Plano de recuperação das escolas

A SED deve concluir o relatório nos próximos dias com o detalhamento dos estragos causados às escolas. A partir dessas informações, será criado um plano de ação para estimar os investimentos necessário para recuperar a estrutura das escolas e iniciar as devidas reparações nas unidades de ensino.

“Mais um fenômeno da natureza que atinge as nossas escolas, muitas das quais estávamos recuperando em função do ciclone. Estamos trabalhando com agilidade no levantamento do nível das avarias para podermos fazer a intervenção o mais rápido possível e deixarmos as nossas escolas em perfeitas condições de uso para quando tivermos o retorno das atividades presenciais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

As 1.065 escolas da rede estadual de Ensino de Santa Catarina estão sem atividades letivas presenciais desde o dia 19 de março, quando as aulas foram suspensas no combate à contaminação por coronavírus.

FOTOS: Divulgação / SED