Blog do Prisco
Destaques

Renegociação das dívidas estaduais pode ser votada hoje

A Câmara dos Deputados está sendo mobilizada, em que pese o ano Legislativo estar praticamente encerrado, para votar, ainda esta semana (há a possibilidade de que ocorra hoje), o projeto de lei que versa sobre a dívidas dos Estados com a União, longamente renegociadas este ano.

Importante lembrar que Santa Catarina, sob a liderança de Raimundo Colombo, encabeçou esta cruzada. Primeiro, pela via judicial, uma vez que Dilma Rousseff e seus assessores se negavam a negociar. Depois, à base de muitas reuniões e argumentações, que culminaram em um acordo, fazendo a questão migrar do Judiciário para a seara administrativa.

Os deputados já haviam aprovado esta matéria. Mas ela sofreu várias modificações no Senado e carece de ser novamente apreciada na Câmara. 

Hummmmm

Entre as alterações mais polêmicas introduzidas pelos senadores está a moratória de três anos aos Estados que estão com as contas no roxo. Casos, por exemplo, de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A pergunta que fica é se haverá compensações para unidades federadas saneadas, como é o caso de Santa Catarina?

Pivô

Rodrigo Maia (foto), presidente da Câmara, que é do Rio de Janeiro, articula freneticamente para aprovar a renegociação da dívida com a moratória de três anos. Seu Estado seria o maior beneficiado, apesar de os gestores recentes terem sido os responsáveis pela bancarrota!