Blog do Prisco
Coluna do dia

Renovação: só discurso

A renovação política é um tema recorrente na pauta do país, sobretudo em anos eleitorais. O Brasil assiste o surgimento de movimentos que defendem com unhas e dentes para que se criem mecanismos permitindo a ascensão de novos líderes. Surgiram escolas de formação de novas lideranças. Contudo, o quadro pré-eleitoral com vistas ao pleito deste ano é de mais do mesmo. Exceção feita a um ou outro nome, como Sérgio Moro.

Na lista de pré-candidatos ao Palácio do Planalto, por exemplo, estamos aí com Lula da Silva, na estrada há 50 anos, Jair Bolsonaro, que cumpriu sete mandatos de deputado federal, Ciro Gomes, eterno presidenciável e por aí vai.
No caso do Congresso, se seguir a tendência das eleições passadas, o índice de renovação também não tende a ser muito alto.
Em Santa Catarina, a renovação ocorreu em 2018, com a vitória de Moisés da Silva. Que agora vai buscar a reeleição. Antídio Lunelli também pode ser considerado uma novidade no cenário estadual. Mas há aqueles personagens de sempre, como Esperidião Amin e Raimundo Colombo.
Será que é esse sistema, que perpetua o poder, agrada e atende a população brasileira?

Censura

A suspensão da conta do empresário Luciano Hang (@LucianoHangBr) ontem, 13 de janeiro, é mais um ato de censura contra a liberdade de expressão e opinião. A justificativa da rede social não reflete a verdade dos fatos, pois não há nenhuma determinação judicial prevendo ao empresário a impossibilitada de ter uma conta na plataforma.

Ditador

É importante lembrar que a determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, era referente as contas de Luciano Hang que estão suspensas. Não há qualquer manifestação de que o empresário não pudesse ter uma nova conta. Tanto que desde abril de 2021, o empresário criou novos perfis no Twitter e Facebook, unificando todos os canais como @LucianoHangBr. Uma vergonha, um acinte, um atentado contra a democracia.

Lista para o TJSC

A presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Cláudia da Silva Prudêncio, e o vice-presidente da entidade, Eduardo de Mello e Souza, entregaram ao presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, a lista sêxtupla do quinto constitucional, definida no dia 17 de dezembro do ano passado após votação da qual participaram advogadas e advogados de todo o Estado.

Sucessor

O novo presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi, também participou do encontro.

Nominata

Integram a lista os seguintes advogados (por ordem de votação): 1) Marcos Fey Probst – 2.277 votos; 2) Giovani de Lima – 1.055 votos; 3) Romualdo Paulo Marchinhack – 914 votos; 4) Valmor Carlos Coutinho – 784 votos; 5) Soraia Peters Formentim – 653 votos; 6) Ricardo Hoppe – 566 votos.

Recorde

O número de empresas abertas entre janeiro e dezembro de 2021 representou o maior recorde histórico anual nos 128 anos de existência da autarquia, segundo levantamento da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O saldo positivo de novos negócios em funcionamento no estado no ano passado chegou aos 138.032. Este número é a diferença entre todas as aberturas (204.954) e extinções (66.922) no período.