Blog do Prisco
Destaques

Rentabilidade dos planos da CELOS mantém cenário otimista

Fundação Celesc apresentou números do acumulado 2020 e prestação de contas dos resultados de 2019 durante live na noite desta quarta-feira, 27/5

A Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) apresentou os resultados dos seus planos previdenciários na live “Rentabilidade e projeções dos Planos Previdenciários no cenário atual” na noite desta quarta 27/5. O diretor administrativo-financeiro Henri Machado Claudino apresentou números do acumulado 2020 e prestação de contas dos resultados de 2019, com a rentabilidade dos planos, históricos de equacionamentos e pagamento de benefícios, além de analisar o cenário atual com a pandemia. “O mercado já apresenta recuperação. Fechamos abril com rentabilidade positiva e fecharemos maio também”, destacou na transmissão que teve participação do consultor Guilherme Benites, sócio e diretor da Aditus Consultoria Financeira.
Conforme Henri, em 2019, o Plano Misto teve rentabilidade acumulada de 11,13% diante de uma meta de 8,44%, o que significa atingimento de 132% da meta atuarial. Já o Plano Transitório atingiu 9,10%, diante de meta de 8,44%, significando 108% da meta atuarial. Então iniciou um novo ano, também positivo, mas daí veio a pandemia de covid-19. Os dados estão no Portal da Transparência, que pode ser acessado pelo site www.celos.com.br.
Em 2020, o Plano Misto foi positivo em janeiro (1,94%) e fevereiro (0,22%), mas caiu bruscamente em março (-3,52%), voltando a positivar em abril (1,66%). No acumulado, tem rentabilidade de 0,21% para uma meta de 3,32%. O Plano Transitório seguiu a mesma lógica, com janeiro (1,10%) e fevereiro (0,30%) positivos, março (-2,19) negativo, mas com recuperação em abril (1,12%), resultando em um acumulado de 0,29% diante de meta de 3,32%.
Especializado em consultoria a fundos de pensão, Benites avaliou os números da CELOS de forma positiva. Ele acredita que o pior já tenha passado e destaca que os juros baixos ajudarão na retomada da economia brasileira. “Ainda há muitas incertezas sobre como será a reabertura, porém gosto de ver o copo meio cheio. As entidades já estão pensando na retomada, e o que passou será instrutivo, servido de base para o que será feito daqui para frente”, disse.
Olhando o geral, Benites destacou que 2019 realmente foi um ano com resultados muito positivos, em particular para a CELOS. Mas ninguém contava com a covid-19. “Hoje a situação do crédito já é mais complicada, e seguirá assim pelo menos pelos próximos seis meses”, pontuou. Porém, mostrou-se positivo, assim como Henri, ao comparar os resultados obtidos pela entidade catarinense com outros planos do sistema de previdência no país.
Por exemplo, destacou que o Plano Mito da CELOS teve retorno positivo em abril de 1,66% com acumulado em 2020 de 0,21%, sendo que a mediana dos planos no mercado tive retorno de 1,41% e acumulado negativo de -3,05%. “O cenário é de boas condições para a CELOS correr atrás da meta neste ano. A inflação está bastante baixa, o que facilitará essa busca da meta”, pontou.

Planos de Saúde e os impactos financeiro num cenário de pandemia

A próxima live da CELOS será na quarta-feira, 3/6, às 17h, sobre “Planos de Saúde e os impactos financeiro num cenário de pandemia”, também pelo YouTube. A atuária e consultora em estatística Tatiana Xavier Gouvêa, sócia da empresa mineira Rodarte Nogueira, será entrevista pelo diretor de Seguridade e Assistencial da Fundação, Paulo César Silveira, e a gerente assistencial Regiane Maria Farias. Entre os temas, estarão o cenário atual dos planos de saúde e os impactos financeiros diante da pandemia, assim como as premissas utilizadas para garantir a viabilidade desses planos.
“Este é um período do ano em que estaríamos percorrendo o Estado para apresentar nossos resultados. Não é tão próximo, mas usar essa ferramenta das lives está permitindo que a gente esteja perto. Está sendo muito positivo, com comentários sendo feitos e perguntas sendo respondidas. Até talvez com algumas vantagens, pois podemos estar em São Miguel do Oeste, Chapecó e Florianópolis ao mesmo tempo”, destaca Henri.
O diretor salienta que todas as lives ficam gravadas, podendo ser acessadas a qualquer momento no canal TV CELOS no YouTube. Ainda, os participantes podem enviar questionamento antecipadamente para o e-mail [email protected].