Blog do Prisco
Coluna do dia

Repercussão negativa

Repercutiu muito mal no PSL nacional e entre apoiadores de Jair Bolsonaro, notadamente no eixo Rio-São Paulo-Brasília, o anúncio de que ele pretende ficar neutro no segundo turno do pleito estadual.

Nesta terça-feira, o assunto veio à baila na reunião entre a cúpula estadual do partido, pilotado por Lucas Esmeraldino, que fez mais de um 1 milhão de votos ao Senado, e os seis deputados estaduais e os quatro federais eleitos pelo partido no Estado.

O presidente deixou claro que ele e o Comandante Moisés, que concorre no segundo turno contra Gelson Merisio (PSD), continuarão na proa partidária por aqui.

Outra definição importante: Esmeraldino e o quarteto federal embarcam para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Devem passar a tarde em reunião com o staff de Bolsonaro e dirigentes nacionais. O objetivo da agenda é convencer o presidenciável a assumir a candidatura de Moisés no segundo turno em Santa Catarina. O grupo vai pressionar a cúpula federal.

 

Presença na TV

Os líderes do PSL Barriga-Verde estão convencidos que Bolsonaro vai se sensibilizar com seus argumentos, somados à péssima repercussão da tal neutralidade do vencedor da eleição presidencial no primeiro turno. Acredita-se que o pesselista não só assumirá o projeto de Moisés, como também estará na propaganda de rádio e TV do catarinense.

 

Força catarinense

Importante considerar neste contexto que o PSL catarinense fez a maior bancada de deputados do país (10 no total, somando-se os seis estaduais e os quatro federais).

 

Equipe de Ratinho

Comandante Moisés não vai ao Rio de Janeiro. Obviamente ficará no Estado para compromissos de campanha. Vai aproveitar também para começar a gravar os programas de rádio e TV. A produção ficará por conta do marqueteiro do governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior. A equipe já está em Florianópolis preparando os primeiros spots, até porque a estreia da propaganda é nesta sexta-feira. O PSL está investindo ante a real possibilidade de assumir o governo a partir de janeiro de 2019.

 

Pró-forma

O MDB estadual decidiu liberar os filiados a tomarem o caminho que melhor entenderem neste segundo turno estadual. Mas foi uma decisão com cara de protocolar. Vários líderes do Manda Brasa já manifestaram apoio a Jair Bolsonaro e ao Comandante Moisés no segundo round!

 

Pró-forma 2

O PSDB também foi na linha do liberal geral. E alguns líderes tucanos, como o presidente da Associação de Prefeitos do PSDB-SC, Clenilton Pereira, também já se posicionaram a favor da dupla do PSL.

 

Resumo

Do jornalista Josias de Souza, um dos mais brilhantes do país. “O PT chega ao segundo turno da eleição presidencial um pouco como o personagem da anedota, que mata pai e mãe e, no dia do julgamento, pede misericórdia como um pobre órfão. O PT quer a compreensão de todos para formar uma “frente democrática” de combate a Bolsonaro, personagem que o partido mesmo ajudou a criar com suas cleptogestões e seus pendores hegemônicos. A diferença entre o PT e o ”órfão” da piada é que o PT deseja que o perdoem sem pedir perdão.”

 

Fora do mapa

Um aspecto comum a vários políticos que vão voltar para casa a partir de janeiro é a velha manha de empurrar tudo com a barriga, não bater de frente, colocar o pé em várias canoas, não se posicionar. Em tempos de redes sociais ardentes, o distinto público quer políticos que se posicionem com firmeza. Pra lá ou pra cá, mas que tenham posições muito claras.