Blog do Prisco
Notícias Últimas

Representantes de SC participam de Encontro das SGCs em Curitiba

A Sociedade Central de Garantia de Crédito (SGC Central) reuniu, na última semana, em Curitiba (PR) representantes de todas as SGCs do País. O objetivo foi promover o fortalecimento dos serviços prestados aos pequenos negócios através do fornecimento de cartas de garantia de crédito.

O sistema recebeu a atenção do Ministério da Economia que acompanha a atuação desenvolvida pelas SGCs em todo País e age para criar a regulamentação dos fundos de segundo piso, entre outras soluções, de suporte aos pequenos negócios, a exemplo de processo de garantia de pequenas exportações.  “A consolidação do segmento tem um processo constante de avaliação e revisão. O sistema de garantia de crédito para pequenos negócios do Brasil é recente e, no evento, foi consolidado o manual de crédito que será padronizado em todo o País”, destaca o gerente regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

O presidente da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC), Renato Behm, ressalta que Santa Catariana busca estabelecer o marco legal para que os municípios possam constituir seus fundos garantidores e, para tal, acompanha o parecer do Tribunal de Contas do Estado em consulta realizada via Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

O encontro também contou com a participação do analista de crédito Arno Pritsch que acompanha e é membro do Comitê de Crédito da GaranteOeste-SC e a executiva Márcia Hoepers Kleber que atuaram na definição de procedimentos que serão adotados nacionalmente, fundamentais para a segurança e funcionalidade do sistema como instrumento de complementariedade no acesso ao crédito pelos pequenos negócios.

Sediada em Chapecó, a GaranteOeste-SC foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de garantia de crédito para facilitar a concessão de financiamentos e diminuir os encargos financeiros dos pleitos de micro e pequenos empreendedores que buscam capital de giro e investimentos nas instituições financeiras.

Os fundos de aval são aportados pelo Sebrae, recursos próprios e de convênios. No caso de inadimplência do tomador do crédito, a GaranteOeste-SC paga o valor equivalente à carta de garantia emitida para a instituição financiadora, o que representa uma segurança de recebimento do financiamento por parte da instituição financeira, pois diminui o risco e o aporte de provisões ao Banco Central. Por isso pode reduzir os juros e beneficiar o tomador.

foto> Presidente nacional das SGCs, Augusto Sperotto e o presidente SGC GaranteOeste-SC, Renato Behm