Blog do Prisco
Notícias

Reunião Ampliada aborda demandas relativas a BR-101

Atendendo convite do deputado estadual João Amin (PP), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, o Fórum Parlamentar Catarinense realizou, na manhã de hoje, reunião ampliada com a Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Assembleia Legislativa. O encontro no Plenário do Palácio Barriga Verde, definiu as ações pertinentes para solucionar os problemas de mobilidade ocasionados por mudanças nas marginais da BR 101 na região de Tijucas, além de abordar a situação do contorno viário da Grande Florianópolis.

A situação envolvendo os municípios do Vale do Rio Tijucas está diretamente ligada às marginais da BR-101 que dão acesso a Tijucas. As recentes alterações efetivadas nos acessos isolou comunidades e bairros inteiros, além de causar grande acúmulo de tráfego para todos aqueles que utilizam as BRs 101 e 410 na região. De acordo com informações apresentadas, a instalação de um empreendimento comercial às margens da BR 101 teria provocado as alterações. Já a comunidade tem se manifestado pela manutenção do projeto original no que diz respeito as marginais da BR-101.

Esperidião Amin, o representante da ANTT, João Paulo Kleinüning e João Amin - foto>Ag. Alesc, divulgação
Esperidião Amin, o representante da ANTT, João Paulo Kleinüning e João Amin – foto>Ag. Alesc, divulgação

O prefeito Elói Mariano Rocha questionou as alterações permitidas a partir da publicação da Portaria nº 339, do Governo Federal. “As mudanças no projeto original foram autorizadas ao fim do ano passado, quando o prefeito anterior decidiu de forma unilateral permitir alterações que prejudicaram diversas comunidades. Em torno de 150 mil pessoas são afetadas pela medida”, argumentou o prefeito. Ainda segundo ele, a construção de dois elevados poderia trazer uma solução definitiva ao imbróglio.

Na mesma direção, o deputado João Amin se disse surpreso com a dificuldade de reverter a situação ou a aprovação de obras que solucionassem o problema. “Me causa estranheza que tanto nessa reunião de hoje como na audiência pública realizada em Tijucas ninguém defendeu a alteração realizada ou se manifestou a favor, o que nos leva a questionar a natureza dessa iniciativa”.

O presidente da ANTT, Jorge Bastos, fez nova promessa de solucionar o impasse, ou revertendo a portaria ou com a obra de elevados nos acessos onde foi criado o problema. “As alternativas apresentadas serão avaliadas pela comissão responsável, juntamente com a concessionária da rodovia, mas adianto que a proposta apresentada pela prefeitura no sentido de construir interseções ou elevados pode ser a mais viável”, afirmou Bastos.

Contorno Viário – Acesso aos quilômetros 178 e 160 (bairros Fazenda e Sorocaba), drenagens e aproximação com o perímetro urbano de Biguaçu foram as principais queixas em relação às obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O prefeito Ramon Wollinger fez uma apresentação abordando esses temas e solicitou soluções emergenciais sob pena de consequências dramáticas para a população de Biguaçu.

Em respostas as demandas apresentadas, o presidente da ANTT, Jorge Bastos, solicitou estudo da equipe técnica que conduz as obras do Contorno, mas fez uma ponderação em relação aos acessos. “Um Contorno Viário deve ter poucos acessos, sob o risco de não atender o principal objetivo, que é tirar o tráfego pesado do perímetro urbano, por isso a necessidade de avaliação técnica nesse sentido”.

Sobre a questão das drenagens a equipe de engenharia justificou o acúmulo de chuvas em período curto para relevar a gravidade da situação, mas Bastos prometeu uma avaliação mais profunda, o que deve ocorrer nos próximos dias.