Blog do Prisco
Manchete

Reunião do Cosud ajuda Jorginho a evitar Lula

Providencial para o governador de Santa Catarina a reunião do Cosud que começou hoje. O compromisso ajudou o catarinense a justificar a ausência ao ato de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, nesta sexta-feira, com a presença confirmada de Lula da Silva

O governador Jorginho Mello já está no estado do Espírito Santo, para a abertura da 11ª edição do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), nesta quinta-feira, 8. Ao lado de governadores e gestores dos outros seis estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, Jorginho Mello participa do debate para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol dos estados e do Brasil.

Jorginho Mello será o principal representante de Santa Catarina e é o autor da proposta da criação de um protocolo de ações conjuntas em respostas de catástrofes climáticas, tema que afetou a maioria dos estados do bloco no último ano. Além disso, também está na pauta o debate sobre as perdas de arrecadação com a regulamentação da reforma tributária.

Para isso, Jorginho conta com a participação de secretários que trabalharão em grupos de discussões temáticas, como planejamento, política fazendária e proteção e defesa civil. Acompanham o governador, os secretários de Planejamento, Edgar Usuy, o de Proteção e Defesa Civil, Cel. Fabiano de Souza, a secretária do Gabinete do Governador Danieli Porporatti e a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco.

O COSUD foi criado em março de 2019. As áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos. Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

foto>divulgação

Posts relacionados

A politização do Porto de Itajaí

Redação

Jorginho e o PSD

Redação

Governo rebate O Globo e revela que investigação do MPSC é relativa ao governo passado

Redação