Blog do Prisco
Manchete

Reunião no ministério da educação deixa FURB mais próxima da tão esperada federalização

Movimento está sendo encabeçado pelo senador catarinense Jorginho Mello em Brasília

Uma reunião entre o ministro da educação Milton Ribeiro,  o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) e representantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB), deixou a universidade mais próxima da federalização, esperada há 20 anos. O senador Jorginho Mello também participou. 

A agenda foi nesta terça-feira (07), em Brasília, para que alguns pontos do projeto de federalização fossem ajustados. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o resultado da reunião foi muito promissor.

– Foi uma conversa muito boa. O ministro foi muito sensível e atende a um pedido do presidente Bolsonaro para que sejam trazidas mais universidades para melhorar a qualidade de ensino. A região do Vale do Itajaí aguarda isso há mais de 20 anos. Essa foi uma luta que nós abraços e vamos dar mais uma universidade para Santa Catarina com a qualidade do município de Blumenau e região – destacou o prefeito.

Agora, a gestão da universidade irá realizar estudos para apontar a viabilidade técnica do processo de federalização e encaminhará os levantamentos ao ministério. Vencida esta etapa, um projeto de lei será encaminhado ao congresso para que o Câmara e Senado votem pela incorporação das instituições a esfera federal.

Univile também está sendo avaliada

O governo federal está fazendo um levantamento de instituições de ensino superior comunitárias que possam ser federalizadas em todo o país. Em Santa Catarina, além da FURB, a Universidade de Joinville (Univille) também está sendo avaliada a passar pela federalização.