Blog do Prisco
Destaques

Reunião virtual trata de parceria entre BRDE e Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo

A diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo (CCBRALUX) estiveram em reunião virtual nesta terça-feira (12) para iniciar as tratativas de parceria de cooperação entre as duas instituições. O objetivo é construir um relacionamento estratégico para o desenvolvimento de negócios, estabelecendo condições para que o BRDE possa apresentar à Europa, a partir de Luxemburgo, os indicadores de desempenho econômico-financeiro e os programas de estímulo ao desenvolvimento sustentável.  “Essa ação irá gerar possibilidades futuras de apoio aos estados do Sul. Uma oportunidade de inovar junto a um mercado em expansão”, destaca o diretor financeiro Marcelo Haendchen Dutra.

Uma das ações discutidas no encontro foi a criação do BRDE Week – um evento em Luxemburgo com a participação de autoridades, representantes de órgãos públicos e empresários, com o objetivo de expandir as interações e parcerias internacionais do BRDE na União Europeia. “Essa aproximação busca viabilizar não só investimentos, mas também a integração entre as partes para desenvolvimento de iniciativas positivas para Santa Catarina”, ressalta o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, Vladimir Arthur Fey.

A partir deste encontro, a partes irão estruturar o projeto, como detalhes do cronograma do evento e possibilidades de parcerias que serão remetidas para aprovação da diretoria do banco.

 

Relação Brasil x Luxemburgo

Luxemburgo é um Grão-Ducado que, mesmo com pouca extensão territorial, fica situado de maneira estratégica no coração da Europa Central. O país divide suas fronteiras com a Alemanha, a França e a Bélgica, sedia o tribunal de Justiça da União Europeia e tem parte considerável de sua economia baseada no mercado de capitais. Por esse motivo, Luxemburgo se tornou um importante centro financeiro com grande concentração de bancos e de grandes escritórios de consultoria em negócios. A posição geográfica favorável também contribui para as atividades de logística de distribuição de bens. Não por coincidência, as maiores corporações do mercado global estão instaladas no país.

Em 2018, como um sinal concreto de interesse na intensificação das relações com o Brasil, ocorreu a inauguração da Embaixada de Luxemburgo em Brasília (DF), ao mesmo tempo que a procura pela cidadania luxemburguesa aumentou significativamente. Esses dois fatores agitaram as relações entre ambos os países, aumentando, por consequência, a possibilidade de construção desta ponte diplomática, comercial e cultural.

Posts relacionados

Ex-Prefeito de Imaruí e mais sete réus são condenados

Redação

Colombo e Merísio: arestas aparadas

Autor

PMDB-SC vai a Temer colocar cargos à disposição

Autor