Blog do Prisco
Destaques

Revolução energética agita a Fierj

Evento abordando a revolução energética brasileira foi realizado nesta quarta-feira na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e reuniu os principais players da energia elétrica no Brasil e na Itália.
O encontro, organizado pela Embaixada Italiana e pela Câmara Ítalo Brasileira de Industria e Comércio do Rio de Janeiro reuniu empresas e técnicos dos dois países, tendo como principal objetivo a apresentação dos casos de sucesso na Itália e as atuais possibilidades de investimento no mercado da energia elétrica no Brasil.
Os números e dados apresentados em todas as palestras destacaram temas como o incentivo à descarbonização, fomento à pesquisa, impacto das mudanças climáticas, as tendências de veloz crescimento da inovação e tecnologias do setor, além do crescimento de exigências ambientais, uma tendência mundial.
No campo dos investimentos, BNDES, Banco do Brasil e agências de fomento italianas apresentaram novas linhas e projeções de elevado investimento para os próximos anos.
O Secretário Especial do Programa de Investimentos – PPI da Presidência da República, Pedro Paulo Bruno Barros de Souza, coordenador de Energia e Aeroportos, apresentou o número de 165 projetos concluídos (leilões), as novas atuações da secretaria com foco em normas de governança do setor e, com ênfase, a criação de núcleo especializado com o intuito de desburocratizar processos de licenciamentos ambientais.
A Câmara Italiana de Industria e Comércio do Estado de Santa Catarina foi representada pelo advogado Tullo Cavallazzi Filho (na Foto com o Embaixador da Itália).
Segundo o representante catarinense o “evento foi um sucesso e certamente trará importantes investimentos da Itália para o Brasil e também para Santa Catarina que possui um reconhecido potencial para expansão.”
Principal conclusão: o atual mix energético brasileiro será completamente alterado: atuação global das empresas, o aumento da urbanização, as reduções no custo de painéis solares, incentivo à inovação, segurança e a sustentabilidade como objetivo chave, comprovam, de fato, a existência de uma grande revolução energética em curso.