Blog do Prisco
Notícias

Roger Ingold e a necessidade de se reinventar e inovar

Presidente da Accenture no Brasil e na América Latina, Roger Ingold propôs, no último almoço-debate do LIDE SC de 2015, o debate sobre os caminhos que o Brasil precisa percorrer para tornar-se mais inovador e competitivo.
Líder de uma das empresas mais admiradas do mundo, Roger Ingold, foi o convidado do almoço-debate do LIDE SC, que aconteceu nesta sexta-feira, 13 de novembro, no Hotel Majestic. Wilfredo Gomes, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina, Luiz Alberto Ferla, CEO da DOT Digital Group e Reynaldo Ramos, Superintendente do Grupo RIC, fizeram companhia ao convidado na mesa diretiva que recebeu o bate-papo “Inovação: Solução para a crise e para a competitividade”.

Ao apresentar o convidado, o Presidente Wilfredo Gomes, enfatizou aos empresários presentes que é preciso ter ânimo neste período de mudança de ano, que a crise será passageira e que inovar é uma das formas mais acertivas do momento.

roger ingold 2

Roger Ingold levou ao debate alguns caminhos que o Brasil deve percorrer para ser mais inovador e competitivo. De acordo com ele, vivemos em um país com bastante potencial, conectado, criativo e que está muito presente no mundo digital, porém é preciso ter mais disciplina para melhorar nossa cultura voltada à inovação, exercitar um pensamento mais globalizado e melhorar a infraestrutura, tanto de capital humano, quanto de investimentos na área digital. “O brasileiro precisa abrir a cabeça. É comum a pessoa ter a ideia e criar um projeto inovador, mas guardá-lo por não saber como colocá-lo com prática. É preciso compartilhar, se conectar a outros profissionais e formar uma rede de ideias inovadoras”, destacou o convidado ao lembrar que a economia compartilhada é uma tendência mundial.

Com um convidado de peso no cenário business mundial e a presença dos empresários filiados de grande importância na economia catarinense, o LIDE Santa Catarina encerra com sucesso suas atividades no calendário de 2015.

Sobre o convidado

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 358.000 profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Responsável por fazer do crescimento da Accenture no Brasil um modelo para os demais países de rápido desenvolvimento, Roger Ingold ingressou na empresa em 1981 e atuou levando consultoria e tecnologia aos setores de Varejo, Bens de Consumo e Logística– verticais que liderou por mais de 10 anos na companhia.

Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de US$ 31,0 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2015.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 74 filiados no Estado, entre elas, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Banco de Investimentos CreditSuisse, Báscara Investimentos Imobiliários, Betha Sistemas, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Distlé Distribuição e Logística, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, Farben, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Jo Cintra Tailor Made Tours, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nest Empreendimentos Imobiliários, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, SBT, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, Tractebel, Villaggio Grando Boutique Winery, Vivo, 9mm, SCGás e Regional Properties. Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Clear Educação, Lumis Construtora, ICOM, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, RRS Advogados Associados, Lica Paludo Produções, Colormar, Khronos e Menton Turismo. E ao LIDE FUTURO Santa Catarina, Francisco Gomes
Milagres, Marcos Garofallis Silva e Caio Bertoni Alves Martins. Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais.
Para isso são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros.

Comitê de Gestão LIDE Santa Catarina
Presidente LIDE Santa Catarina – Wilfredo Gomes
Vice-presidente LIDE Santa Catarina – José Netto
Varejo e Comércio – José Augusto Fretta (Angeloni)
Tecnologia e Inovação – Jorge Freitas (Intelbras)
Governo e Serviços – Guilherme Zigelli (Sebrae/SC)
Indústria – Cesar Gomes (Portobello)
Mulher – Fernanda Bornhausen Sá (Clear Inovação)
Agronegócio – Maurício Grando (Villaggio Grando)
Turismo – Nicolas Peluffo (Ponta dos Ganchos Resort)
Esporte – Rafael Kuerten (Grupo Guga Kuerten)
Educação e Mundo Digital – Luiz Alberto Ferla (Dot Digital Group)
Futuro – Pedro de Paula (Neoway)
Fotos: Marcos Campos, divulgação