Blog do Prisco
Coluna do dia

Rompimento

A passagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro, líder da bancada do PSL, por Santa Catarina marcou a definitiva ruptura do Bolsonarismo com o governador Moisés da Silva. Até a vice-governadora, Daniela Reinehr, estabeleceu-se na trincheira dos fieis ao presidente da República.

O governador ficou então apenas com um deputado federal (Fábio Schiochet) e dois estaduais (Ricardo Alba e Coronel Mocellin) ao seu lado. Alba, aliás, quando foi citado no teatro Angeloni, de Criciúma, sexta-feira passada, levou uma tremenda vaia.

Quis fazer uma média com os presentes, mas não colou. Ou seja, este território – do bolsonarismo Versus a turma de Moisés – está mais do que bem delimitado.

Pra piorar, Moisés da Silva deu entrevista no fim de semana. E fez sua parte para inflamar ainda mais os ânimos. Lá pelas tantas, o governador cometeu a ousadia de declarar que ajudou muita gente na eleição do ano passado. Na verdade, todo mundo sabe, o grande multiplicador da Onda 17 em 2018 atende, quer gostem ou não, pelo nome de Jair Bolsonaro!

 

 

 

Time

Os deputados catarinenses leais ao presidente e seu grupo são Jessé Lopes, Felipe Estevão, Coronel Armando, Caroline De Toni, Daniel Freitas, Ana Campagnoloe Sargento Lima, além da vice-governadora Daniela Reinehr. Este grupo deve seguir Jair Bolsonaro, que está de malas prontas para sair do PSL. Uma das alternativas é a fundação de um novo partido.

 

 

 

Susto

Depois do susto com o acidente de carro sofrido semana passada, na BR-282, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia (PSD), foi transferido do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, para a Capital, no início da tarde de domingo. Ontem de manhã, ele passou por nova cirurgia de reparação no tornozelo direito, procedimento já previsto anteriormente pelos médicos.

O estado geral de saúde do presidente é bom. A esposa de Julio Garcia, Adalgisa Scheer, passa bem e permanece em observação no hospital em Lages.

 

 

 

Dois lados

Deputado estadual Ricardo Alba, que está sendo cobrado por uma postura considerada dúbia em meio às sérias divergências entre o presidente e o governador, enviou à imprensa declarações que estão rendendo polêmica sobretudo entre os bolsonaristas de SC. O deputado reafirma seu apoio a Moisés da Silva, mas diz que sempre foi e sempre será Bolsonaro.

 

Inquisição

“Não sou a favor desta postura inquisitória de que quem é a favor de um, tem que estar contra o outro. A política precisa ser republicana, democrática, patriótica. O próprio presidente prega isto!

Sempre fui, sou e serei Bolsonaro porque nossas ideias se alinham”, sentencia o parlamentar.

 

 

 

Reação

O deputado catarinense Gilson Marques (Novo) protocolou o Projeto de Lei nº 5932/2019, que altera o art. 283 do Código de Processo Penal (CPP), para autorizar a execução provisória da pena de prisão aos réus com condenação criminal em julgamento de segunda instância.

 

 

 

 

Responsabilidade

O PL é um resposta à decisão absurda do STF (Supremo Tribunal Federal), que se posicionou contrário à prisão após condenação em segundo grau. A responsabilidade foi dada ao Congresso, comenta o parlamentar.

 

 

 

 

Ressorteio

As mudanças que o Detran-SC vem implantando, sob a propaganda de que vão dar agilidade e baratear nas custas, na prática vem trazendo resultados bem diferentes. A Associação dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de Santa Catarina (AMP/SC) vem denunciando os erros e desmandos no órgão, que tem atuado sem qualquer diálogo que possa trazer mudanças benéficas.

Presidente da entidade, o médico Fernando Vianna, denuncia que a prática de “resorteio” para a realização dos exames exigidos para retirada ou renovação da CNH em Santa Catarina deve se tornar recorrente.