Blog do Prisco
Destaques

Roteiro turístico Caminhos da Neve ganha apoio no Senado

Com relatoria da senadora Ivete da Silveira (MDB/SC), foi aprovado nesta terça-feira (11) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, o Projeto de Lei que cria o Roteiro Turístico Caminhos da Neve. O objetivo do projeto (PL 1931/2019) é incentivar o turismo em 12 municípios de Santa Catarina e 10 do Rio Grande do Sul, tendo a rodovia BR-438 como eixo central.
O roteiro é baseado na incidência de neve no inverno e no ecoturismo. O texto prevê que a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos receberão apoio dos programas oficiais de turismo.

A aprovação do PL representa um importante passo para o fomento do turismo nas serras gaúcha e catarinense, valorizando o legado cultural e histórico e promovendo a conservação dos ecossistemas existentes nas cidades que integram o roteiro. “As particularidades climáticas, em especial pela ocorrência de neve no inverno, tornam única a região. As serras catarinense e gaúcha, tem fauna e flora especificas, além de monumentos históricos, culturais e ambientais de grande valor, dá a importância desse projeto”, comenta a senadora.
As cidades catarinenses de Anitápolis, Alfredo Vagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, bem como as cidades gaúchas de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria estão incluídas no itinerário.
Outro ponto relevante é a possibilidade de criação de empregos diretos e indiretos e a atração de novos investimentos. “Com o aumento de turistas nessas cidades, os investimentos crescem e a roda da economia começa a girar e com isso a geração de novos postos de trabalho”, completa a parlamentar.

Em 2017, Santa Catarina já tinha aprovado a lei que estabeleceu em âmbito estadual a rota turística Caminhos da Neve.
O projeto não precisará retornar à Câmara porque a emenda apresentada pela senadora é somente de redação. A Lei 5917/1973, sobre o Plano Nacional de Viação, foi revogada pela Lei 14273/2021.Por isso, o relatório apenas retirou essa referência, o que não altera o mérito da proposição. O projeto de lei agora vai para sanção.

Posts relacionados

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação

Carol De Toni reage a decreto de Lula que mascara prejuízos nas estatais e libera empréstimo bilionário aos Correios

Redação