Blog do Prisco
Notícias

Salvaro realiza visita técnica à Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí

Administração Municipal também já conheceu modelo adotado em Chapecó e pretende implantar sistema semelhante em Criciúma

O prefeito Clésio Salvaro realizou nesta quarta-feira (4), em Itajaí, uma visita técnica à Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Recicla Vale). Recepcionado pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o chefe do Poder Executivo de Criciúma conheceu o processo de reciclagem de resíduos sólidos, além do modelo de coleta seletiva, implantado no município do Vale do Itajaí.

De acordo com Salvaro, a Administração Municipal pretende introduzir um método eficiente de reciclagem em Criciúma. “Vamos dar um novo rumo para a coleta seletiva de lixo e modernizar o processo de reciclagem. Nossa equipe está procurando conhecer modelos eficientes, que geram resultados positivos. Queremos transformar em prática o discurso da logística moderna”, comenta.

fotos>Jhulian Pereira, divulgação

Além de Itajaí, o prefeito já havia conhecido o sistema de coleta adotado em Chapecó. Profissionais da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), o diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab), Juventino Selva e a vereadora Geovana Zanette também participaram da visita técnica coordenada pelo superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Victor Silvestre.

Segundo a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, o Programa Cata-Treco, desenvolvido pela Secretaria de Obras do município pode servir de exemplo para Criciúma. A iniciativa consiste em oferecer um depósito temporário de materiais inservíveis onde são depositados móveis e eletrônicos recolhidos por funcionários da secretaria nos bairros da cidade.

“Analisando o custo concluímos que esse programa é viável para Criciúma. Além de poder reciclar boa parte desse material, já conseguimos resolver um problema ambiental, o lixo jogado em rios, terrenos baldios e na frente das casas. Seria muito interessante uma iniciativa semelhante porque estamos passando por essa situação no município”, avaliou a presidente.

No dia 26 de julho a prefeitura irá promover o 1º Seminário Sobre Gestão de Resíduos Sólidos no Município de Criciúma. Representantes de cooperativas de Chapecó e Itajaí vêm à cidade apresentar suas realidades e compartilhar experiências.