Blog do Prisco
Coluna do dia

Salve-se quem puder

O anúncio de que a Odrebecht fechou, finalmente, o acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, incendiou Brasília. Além do Príncipe Marcelo Odebrecht, outros oitenta executivos da empresa vão abrir o bico e contar aos investigadores as práticas até então inconfessáveis nas quais se meteram. E que, claro, incluem uma gama enorme de políticos.

A estratégia dos corruptos é clara. Incluir, vejam só, no pacote anticorrupção (as chamadas 10 medidas) “um substitutivo que muda bastante o conteúdo do texto, muda quase tudo, cerca de 70%”. Palavras do petista (!) Vicente Cândido, vice-líder do partido na Câmara e muito próximo ao presidente Rodrigo Maia (DEM). Nestes 70% que menciona genericamente o parlamentar, estão a anistia absoluta ao Caixa 2 (que é abastecido 101% das vezes com dinheiro de corrupção) e punições severas a juízes e integrantes do Ministério Público.

Ainda de acordo com Cândido, existe um acordo para aprovar tudo de roldão e encaminhar o texto imediatamente para o Senado, onde a celeridade também deverá ser incrível. Na sequência, a matéria seguirá, pelos cálculos dele, para a sanção, também imediata, do presidente Michel Temer. Alguém tem dúvida que tanta pressa é para se proteger do que será revelado pela “delação do fim do mundo?”

 

Pérolas

Quando se pensa que a desfaçatez e a cara-de-pau não têm mais para onde ir, ou seja, quando a gente acredita que já viu tudo, normalmente estamos enganados. A frase em destaque ontem no Blog do jornalista Ricardo Noblat, um dos mais acessados e o mais antigo do país, é do deputado catarinense Valdir Collatto (PMDB). Uma verdadeira pérola. Aliás, um colar de pérolas neste caso.

 

Seus corruptos

Por ser tão preciosa, vale reproduzir aqui: “(O eleitor) é o corruptor. Hoje só se penaliza quem compra. Você não imagina o que um político sofre em uma campanha”. Hein? Ahhh, então quer dizer que a culpa é do eleitor, do povo, que trabalha de sol a sol, o ano inteiro, para ganhar umas migalhas em comparação ao que recebem (sem contar, claro, o que negociam) os eleitos. Caro deputado, o Brasil poderia ir dormir sem essa!

 

Novo desembargador

Nesta sexta-feira, haverá a escolha de uma lista sêxtupla para candidato do quinto constitucional do Tribunal Regional do Trabalho, décima segunda região, na vaga do desembargador Jorge Luiz Volpato. Tem 26 candidatos. A coluna aposta em seis, tidos como favoritos. Dois se destacam: Danilo Linhares Costa e Wanderley Godoy Junior. Outros quatro que deverão ter boa votação são Fabrício Mendes dos Santos, João Vicente Ribeiro dos Santos, Nilo Kaway Junior e Robinson Kraemer.

 

Temer define

A responsabilidade por definir os seis finalistas é do Conselho Pleno da OAB, formado por 42 conselheiros estaduais. Depois da definição da lista sêxtupla, o próprio TRT decidirá por três nomes, que serão enviados ao presidente da República, a quem caberá nomear o novo desembargador do Tribunal trabalhista.

 

Crítica

A iniciativa do plenário da Câmara dos Deputados de votar a anistia a políticos que tenham praticado caixa 2 nas campanhas eleitorais foi fortemente criticada pelo deputado Décio Lima. Décio também criticou o histórico processo de corrupção no país, seja na iniciativa privada ou pública.