Destaques

Sancionada lei que dá publicidade à lista de medicamentos disponíveis na Rede Municipal de Saúde de BC

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira sancionou o projeto de lei da vereadora Juliana Pavan (PSDB) que determina a divulgação da listagem de medicamentos que estão disponíveis ou em falta na rede de saúde do município.

Juliana agradeceu a sensibilidade do executivo em transformar em lei a proposta que visa facilitar o acesso da população em relação aos medicamentos que estão disponíveis , ou em falta na rede, por meio do site do município e listagem das unidades de saúde, farmácias e hospitais.

A parlamentar salienta que apesar da existência do Portal da Transparência Municipal onde a população pode se informar sobre as compras de medicamentos, a sua proposta visa a divulgação de forma objetiva no site do Executivo não somente dos medicamentos existentes, mas também daqueles que estão em falta e a previsão de restabelecimento.

“A lei garante mais transparência às informações. Muitas vezes as pessoas vão à Farmácia Municipal e não encontram os medicamentos prescritos pelos médicos. Além de perder tempo na fila, em alguns casos o cidadão tem gastos com transporte, por exemplo”, explica a vereadora.

Juliana acrescenta que agora, Com a disponibilização da listagem no site, a pessoa poderá se programar para buscar o remédio, além de evitar seu deslocamento em vão até à Farmácia Municipal. “A medida também vai ser de grande valia para os médicos da rede pública , que poderão antes de prescrever determinado medicamento, verificar a disponibilidade no estoque”, observa.
O executivo deverá implementar o sistema em até 180 dias e o acompanhamento e a fiscalização da implementação da norma, será realizado observando o disposto na Lei Federal 12.527/11 (Lei que Regula o Acesso à Informação).

foto>divulgação

Posts relacionados

Quinto constitucional

Redação

De olho no futuro

Redação

Decreto impede realização de eventos de conteúdo sexual ou erótico em espaços públicos de Balneário Camboriú

Redação
Sair da versão mobile