Blog do Prisco
Artigos

Santa Catarina conquista espaço em produções publicitárias

Val Ferrer

Por Rodrigo Barbosa, diretor executivo da Rockset

Praias paradisíacas, cânions, regiões campestres e cidades pitorescas são alguns dos cenários que compõem Santa Catarina. Com uma formação geográfica e cultural diversificada, o Estado oferece locações diferenciadas para quem busca novidades na hora de apresentar os seus produtos ao mercado. A variedade de cenários e paisagens diferenciadas, localizadas a distâncias relativamente curtas, são um grande potencial para a produção audiovisual.

O Estado possui um extenso litoral, com áreas urbanas à beira-mar – a exemplo da capital Florianópolis e da icônica Balneário Camboriú, com os seus arranha-céus luxuosos, passando por praias com visuais agrestes, até as tradicionais e charmosas vilas de pescadores e um Vale que se destaca pela arquitetura e cultura europeia. Também tem a Serra Geral e suas paisagens de tirar o fôlego, com os cânions no Extremo Sul do Estado e as regiões campestres e mais frias do Brasil.

Uma outra vantagem que torna Santa Catarina competitiva neste setor é a demografia de suas cidades, que facilita a realização de filmagens em perímetros urbanos. Quem atua na produção audiovisual sabe das limitações e do custo financeiro para filmar numa megalópole como São Paulo, por exemplo. Além do pagamento de taxas para a Film Comission e para os órgãos de segurança locais, nem sempre é possível fechar vias de grandes cidades. Alguns locais têm dias e horários específicos para uso. Sem falar no transtorno de parar a avenida de uma grande metrópole, porque isso gera impacto na rotina das pessoas que vivem e circulam em toda aquela área.

A verdade é que todas essas questões têm favorecido o crescimento da produção audiovisual em Santa Catarina. Apenas no último ano, nossa produtora realizou filmagens externas em várias cidades catarinenses, com opções variadas de cenários. Essa diversidade atraiu o interesse de grandes marcas nacionais e estrangeiras e gerou conteúdo publicitário diferenciado, com novas paisagens.

A orla de Balneário Camboriú foi cenário para o lançamento de um dos modelos da BMW. O município de Porto Belo serviu de locação para filmar um dos luxuosos iates da Azimut Yachts. Recentemente também gravamos para a Audi na ponte Anita Garibaldi de Laguna, na Rodovia Interpraias, que liga Itapema e Balneário Camboriú, na Praia Brava de Itajaí, na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller, assim como em Florianópolis.

Jurerê Internacional, também atraiu a atenção do grupo automotivo CAOA no último ano. A marca encomendou produções com dois modelos que foram executadas na capital catarinense, assim como em Balneário Camboriú e na Marina Itajaí, na cidade vizinha.

Além de conteúdo publicitário, os municípios catarinenses também têm servido de cenário para o programa Auto Esporte, exibido pela Rede Globo. Entre dezembro de 2019 e janeiro deste ano gravamos nove edições. As filmagens ocorreram nas cidades de Brusque, Balneário Camboriú e Araquari, que possuem locações apropriadas para as pautas.

Há espaço para crescimento e desenvolvimento da produção audiovisual em Santa Catarina e, por isso, a mão de obra também precisa continuar se profissionalizando para estar à altura desse mercado. É por isso que viemos apostando na capacitação do setor, por meio da promoção de oficinas com profissionais que são referência no segmento, para ajudar a qualificar ainda mais esse mercado, pois entendemos que toda a cadeia produtiva ganha com isso.

É importante que cada vez mais empresas percebam que é possível investir na produção audiovisual regional. Sem dúvidas, o Sul do Brasil possui um grande potencial e merece ganhar maior visibilidade no mercado nacional. As grandes marcas investem pesado na divulgação de seus produtos e exigem nada menos do que a excelência na hora de apresentá-los ao público. Num setor tão dinâmico quanto o audiovisual, é preciso que estejamos constantemente atualizados para nos mantermos competitivos com os grandes pólos de produção do país.