Blog do Prisco
Notícias

Santa Catarina é destaque nacional nos transplantes de órgãos em 2017

A saúde de Santa Catarina é destaque nacional com o maior número de doadores para transplante de órgãos. “O Brasil quebrou um recorde nacional muito positivo em 2017: realizou quase 27 mil transplantes. O estado com maior número de doadores é Santa Catarina”, diz o Jornal Nacional, da TV Globo, dessa sexta-feira, 2.

“Registramos recorde em doações de órgãos no último ano. Foram 282 doadores de múltiplos órgãos, o que representa três vezes mais que a média brasileira. Estamos na liderança entre os estados brasileiros e consolidamos um sistema de transplantes de referência internacional”, disse o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) que comandou a Secretaria de Estado da Saúde em 2017.

A reportagem de Kíria Meurer adianta que o trabalho das equipes de saúde começa nas UTIs. “São médicos e enfermeiros treinados para identificar potenciais doadores e, mais que isso, apoiar as famílias neste momento de tanta dor. O resultado? O número de doação em Santa Catarina triplicou nos últimos dez anos e hoje é mais que o dobro da média nacional.”

O coordenador de Transplante de Santa Catarina, Joel Andrade, explica que antes dessa estratégia, 70% das famílias diziam não a doação. “E hoje, 70% das famílias dizem sim a doação”, conta. Em 2017, o Estado qualificou 200 novos profissionais para este contato delicado e decisivo com as famílias.

“Esse trabalho ganhou bons resultados pelo empenho e dedicação dos servidores da área na Secretaria de Saúde. O que fizemos foi garantir estrutura e recursos para um serviço que é de excelência, destaque agora no plano nacional”, diz Dr. Vicente Caropreso.

O vídeo com a matéria pode ser acessado neste link https://www.youtube.com/watch?v=m_b9smKzuqI