Blog do Prisco
Destaques Notícias

Santa Catarina terá novo terminal graneleiro na Baía da Babitonga

O governador Raimundo Colombo esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 2, no Centro Administrativo, em Florianópolis, com o diretor presidente da Empresa Nidera Sementes, Brandon Crozier, para autorização da implantação do Terminal Graneleiro da Babitonga. Também participaram do encontro o os secretários de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker; do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini; e o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

terminal graneleiro babitonga

“A autorização para esse novo investimento, que será um dos mais modernos do mundo, já tem condições de crescer muito na exportação de grãos e importação de fertilizantes. É uma possibilidade concreta de desenvolver significativamente o Estado, por isso, é um investimento estratégico de mais de R$ 500 milhões, com impacto e benefícios de grande importância para Santa Catarina e para o Brasil.

Colombo enfatizou que o Estado tem cinco portos modernos, eficientes e que apresentam um grande resultado, incluindo o de Laguna que é pesqueiro. “Todos apresentam um resultado cada vez melhor e com esse novo terminal, vai aumentar a competitividade, eficiência na operação, além da capacidade de importação e exportação”.

Para começar as obras de construção do terminal será necessária a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), que será concedida após várias análises de todos os aspectos envolvendo o projeto por parte dos técnicos da Fatma. Também será considerado o envolvimento da empresa com a comunidade quanto aos compromissos sociais com a população. Ainda está prevista a implantação de uma via, com aproximadamente dois quilômetros, para acesso ao terminal.

“É um investimento que vai mostrar o progresso que precisamos em infraestrutura para o setor de grãos e suprir a
deficiência que o Brasil tem. Com grande felicidade e depois de muito trabalho teremos as licenças, para dentro de 90 dias instalar o canteiro de obras e iniciar a construção do terminal”, disse Brandon.

O Terminal será instalado na localidade Estrada Laranjeiras, em São Francisco do Sul, em parceria entre o grupo
catarinense, a refinaria independente de açúcar, Al Khaleej Sugar, sediada em Dubai, nos Emirados Árabes e a Nidera Sementes. Com 600 mil metros quadrados, a estrutura terá capacidade de movimentar até 14 milhões de toneladas de grãos por ano. Será responsável pela geração de 295 empregos diretos e mil indiretos.

“Depois de pronto, vai trazer para Santa Catarina um movimento expressivo de cargas de grãos por ano. E em plena operação, será capaz de virar a balança comercial catarinense, ou seja, exportando mais que importando”, destacou Chiodini.

Foto: Júlio Cavalheiro, Secom, divulgação