Blog do Prisco
Destaques

São José finaliza legislação e abre caminho para a implantação da rede 5G no município

Foi aprovado nesta segunda-feira (28), na Câmara de São José, em segunda votação, o Projeto de Lei que trata da implantação da rede de comunicação 5G no município. A partir da sansão do prefeito, Orvino Coelho de Ávila, que deve acontecer nos próximos dias, o município entra na mira das companhias de telefonia para o início da operação do novo sistema.
Pelo cronograma estabelecido pela Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), a partir de janeiro 2023 as cidades em regiões metropolitanas, como São José, já podem receber o sistema. Mas desde que tenham aprovado as legislações necessárias em âmbito municipal. “Nós procuramos tratar com prioridade este tema, fizemos também uma audiência pública, para que todas as questões fossem esclarecidas e os vereadores pudessem aprovar o projeto o mais rápido possível”, disse a presidente da Casa, vereadora Méri Hang.
Havia toda uma legislação, como na maioria das cidades, que regulamentava os modelos anteriores de antena e estação celular nas tecnologias 2G, 3G e 4G. Com a nova tecnologia, esses equipamentos diminuíram de tamanho e impacto na cidade. Sem a nova legislação, não seria possível a instalação, tendo em vista que elas deveriam acontecer em acordo com as regras anteriores de operação dos serviços.
Segundo a Anatel, a implantação vai depender da estratégia de cada operadora. A ideia é que, com a ampliação do próximo grupo de cidades, haja otimização dos recursos, que envolvem os custos para chamada limpeza de faixa de frequência, que entre outras ações prevê o processo de distribuição e instalação dos kits de recepção. Além da ampliação das redes 4G e de fibra ótica, já impulsionadas pela chegada da nova rede.
https://www.cmsj.sc.gov.br/softcam/popup/index.php?pagina=pasta_digital&documento_tipo=instrucao&documento=2375