Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sargento na celebração de despedida da esposa

Com autorização do corpo clínico do Hospital da Polícia Militar (HPM), o 3º sargento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) Marcos Paulo da Cruz, esposo da soldado PMSC Caroline Pletsch que perdeu a vida durante um assalto na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde o casal passava férias, participou na tarde desta quarta-feira, 28, de uma missa de despedida. A celebração de corpo presente aconteceu na capela do HPM, com a presença do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do capelão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN).  

A celebração também contou com a presença da secretária da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Norte, Sheila Freitas, do comandante-geral da PMRN, coronel Osmar José Maciel de Oliveira, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o capelão da PMRN, essa cerimônia reservada é importante para o sargento se despedir da esposa e passar pelo processo de luto.

Após a despedida em Natal, o corpo da soldado Caroline segue para Chapecó, com saída prevista para às 3h da manhã, e previsão de chegada no destino às 18h30 de quinta-feira, 29.

O velório vai ser realizado na Sala Agostinho Duarte do Centro de Eventos de Chapecó, com previsão de início às 22h.

Na sexta-feira, 30, às 9h, será realizada uma cerimônia de despedida, em seguida acontece o deslocamento para o sepultamento com honras militares, marcado para as 11h, no cemitério Jardim do Éden.

Em Natal, a PMRN está disponibilizando todo o apoio necessário ao sargento Marcos Paulo, que segue internado em tratamento, e também aos familiares e policiais militares que deslocaram para os trâmites.

O crime

O casal de policiais militares, sargento Marcos Paulo e soldado Caroline, estava de férias na cidade de Natal, quando na segunda-feira, 26, por volta das 21h, a pizzaria em que estavam foi assaltada por dois homens armados.  Ao perceberem que os dois eram policiais, os autores entraram em luta corporal com os PMs, e desferiram dois disparos de arma de fogo em cada um.

O sargento Marcos Paulo foi atingido no ombro, passou por cirurgia e está internado em recuperação. Já a soldado Caroline, foi atingida no peito, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes da chegada ao hospital.

Providências para elucidação do crime

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, nos termos do artigo 22, inciso IV, da Lei Complementar Estadual nº 141, de 09/02/1996 – DOE de 10/02/1996, constituiu uma comissão formada pelos promotores de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra de Almeisa, Erickson Girley Barros dos Santos e Luiz Eduardo Marinho Costa para atuarem no processo que investiga a morte da policial militar de Santa Catarina, soldado Caroline Pletsch.

O chefe de gabinete do comandante-geral da PMSC, coronel Marcello Martinez Hipolito, também esteve reunido com a secretária da SSP do Rio Grande do Norte, Sheila Freitas, a delegada-geral do Rio Grande do Norte, Adriana Shirley de Freitas Caldas, o comandante-geral da PMRN, coronel Osmar José Maciel de Oliveira, e o delegado de Homicídios, Marcos Vinícius, para tratar do andamento das investigações sobre a autoria do crime que resultou na morte da policial militar catarinense.

Atos fúnebres

29/03 – 18h30 – Chegada do corpo no Aeroporto de Chapecó – deslocamento com veículo de funerária, escoltada por viaturas policiais até a funerária para preparação do corpo.

29/03 – Quando pronto, deslocamento para o Centro de Eventos, Sala Agostinho Duarte (térreo, à esquerda).

29/03 – 22h – Previsão de início do velório no Centro de Eventos Sala Agostinho Duarte (térreo, à esquerda).

30/03 – 9h – Cerimônia de despedida no Centro de Eventos.

30/03 – 10h – Saída do Centro de Eventos para o sepultamento no cemitério Jardim do Éden (deslocamento pela Assis Brasil/Uruguai/General Osório/Irineu Bornhausen).

30/03 – 11h – Sepultamento no cemitério Jardim do Éden, com honras militares (salva de tiros realizada por policiais militares femininas, colegas da soldado Caroline).