Blog do Prisco
Artigos

Saúde é prioridade

Antídio Aleixo Lunelli, deputado estadual

Temos acompanhado com atenção a crescente procura pelos serviços de saúde em Santa Catarina. Os dados mostram que mais de 90% dos leitos de UTI dos hospitais estão lotados. As enfermarias e os prontos atendimentos também estão sobrecarregados. Em algumas cidades, hospitais fecharam as portas e não estão recebendo pacientes. Essa situação é inaceitável.

O crescimento do número de casos de dengue e de doenças respiratórias tem ocasionado o aumento da demanda. Secretaria de Saúde do estado, dos municípios, e os profissionais do setor, trabalham incansavelmente na busca de soluções. Em Jaraguá do Sul, a abertura de uma Central de Atendimento para pacientes com suspeita e com dengue confirmada tem sido modelo para outras cidades.

No local, as pessoas recebem atendimento médico, hidratação intravenosa e podem realizar os testes necessários. Isso garante atendimento mais rápido diante deste surto de casos de dengue e também desafoga um pouco a procura nos hospitais. Além disso, mutirões de limpeza, de fiscalização e campanhas de conscientização estão sendo feitas com o objetivo de diminuir os focos do mosquito fazendo com que possamos reduzir drasticamente o número de casos da doença.

Muitos catarinenses estão apreensivos com as filas na Saúde, e com razão. Resolver essa questão deve ser prioridade de todos, através de um esforço coletivo e urgente entre municípios, estados e federação.