Blog do Prisco
Artigos

Saúde e qualidade

Artigo por Paulo César da Silveira, diretor de seguridade da CELOS

A possibilidade de ter um plano de saúde com uma rede de atendimento ampla e de qualidade é um dos benefícios que os associados à Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) têm à disposição. Esta alternativa foi pensada para garantir ainda mais qualidade de vida aos trabalhadores, aposentados e pensionistas por um custo muito abaixo do oferecido por outras operadoras de planos de saúde terceirizadas e com atendimento mais ágil que o SUS.

E tem dado resultado: por dois anos consecutivos, a CELOS obteve uma das melhores pontuações do Estado no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar. Além disso, ocupa a 7ª posição entre as 768 operadoras médico-hospitalares de todo o país. Quem é atendido também reconhece a qualidade. Neste ano, entre março e abril, uma pesquisa realizada com os usuários dos Planos de Saúde da CELOS demonstrou a satisfação com os serviços. De acordo com o levantamento, 87,2% deles classificaram o atendimento prestado como bom e muito bom.

Apesar do índice de satisfação, o uso consciente do plano de saúde precisa ser reforçado. Afinal, os reajustes são calculados conforme o número de consultas e atendimentos realizados. Entram na conta ainda os custos dos procedimentos médicos e odontológicos e ainda fatores como o envelhecimento dos Beneficiários.

O Plano Celos Saúde funciona por autogestão e as correções não são reguladas pela inflação. Assim, cabe a cada um dos 23 mil Beneficiários o bom entendimento de que depende deles também o aumento no valor da contribuição mensal.

É preciso lembrar que este é um serviço que não visa lucro, pois todos os recursos arrecadados são revertidos para a manutenção do fundo de reservas. Quando comparado à média de valores de mercado aplicados a outros planos em Santa Catarina, o da CELOS consegue ser 57% mais em conta. Além disso, os Benefícios vão além, com convênios em farmácias e descontos em medicamentos, vantagens que outras operadoras não oferecem.

Desta forma, para que a qualidade dos serviços seja mantida e a rede ampliada, o beneficiário tem um importante papel. Usando as consultas médicas e exames de forma preventiva e consciente, priorizando a rede própria de saúde da CELOS estará também colaborando em prol do coletivo.