Blog do Prisco
Coluna do dia

Saúde no topo

Depois da divulgação dos números do Ibope para as corridas presidencial, a governador e ao Senado em Santa Catarina, o Grupo NSC de Comunicação divulgou, nesta segunda-feira, as prioridades do eleitorado ouvido pelo instituto entre os dias 16 e 18 de agosto.

Para 53%, o futuro governador deverá priorizar a área de Saúde. A Educação vem em segundo lugar, mas bem distante, com 17% das indicações dos entrevistados pelo Ibope.

Ainda mais distante, vêm outras pautas importantes, como o combate à corrupção (7%), a segurança pública (6%), a geração de empregos (4%), a agricultura (3%) e o combate às drogas (2%).

Os números confirmam a gravidade da situação, embora venham ocorrendo esforços para melhorar o atendimento, mas a questão da Saúde é muito complexa e, sobretudo, muito cara. Transformou-se num dos mais lucrativos negócios do nosso tempo, relegando, em não raras oportunidades, a vida humana a planos inferiores.

 

Preparo

Os números do Ibope sobre a preocupação do catarinense com a Saúde também mostram que há candidatos ao governo muito bem municiados por pesquisas internas. A primeira troca de farpas entre os times de Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD), semana passada, abordava justamente o trabalho dos grupos para atrair recursos federais e também estaduais para a Saúde em Santa Catarina. Cada um dizendo que trouxe um volume maior de dinheiro do que outro

 

Fake News

O Ibope também identificou que as notícias falsas, ou fake news, divulgadas pela internet preocupam a maioria dos entrevistados. O índice com a disseminação de mentiras nas redes sociais chega a 57%.

 

FRASE

“Não farei objeção a que o PT nos apoie. Naturalmente, isso significa também que não haveria objeção ao contrário.” Fernando Henrique Cardoso, deixando claro que apoiará o PT se o candidato do PSDB estiver fora do segundo turno.

 

Só sorrisos

Raimundo Colombo ganha um novo fôlego neste início de campanha, além da pesquisa que o coloca na liderança pela disputa ao Senado em Santa Catarina.

A Folha de S. Paulo elaborou um ranking de eficiência na gestão dos 27 Estados brasileiros. Levou em consideração os anos entre 2015 e 2017 e apontou as unidades federadas que fizeram mais com menos recursos. Santa Catarina foi o mais eficiente entre todos os demais Estados.

 

Corrupção

O 1º Encontro Municipal “Diga Não à corrupção” ocorre na segunda-feira, 27, às 19h, no auditório do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado no MundoCar Shopping, no bairro Kobrasol, em São José. Na ocasião, o idealizador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, falará sobre a iniciativa, surgida há 15 anos, em Santa Catarina.

 

Corpo

Esta semana já deve trazer mais alguns sinais sobre as estratégias dos candidatos em Santa Catarina, como por exemplo, a exposição que terão os puxadores de votos como Esperidião Amin (chapa de Merisio) e Paulo Bauer (chapa de Mariani).

 

Virtual

A exemplo do comecinho da campanha, na semana passada, ainda praticamente não há material na rua. Os candidatos estão focados na campanha virtual que, segundo Mauro Paulino, do DataFolha, não terá peso decisivo para a definição dos vencedores.