Blog do Prisco
Coluna do dia

Saúde

“Por que a Saúde tem que pagar juros tão altos, se setores como automobilismo e agricultura pagam a metade do que está sendo proposto? Esta taxa precisa ser revista!” Frase do presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina (Fehosc), Hilário Dalmann, questionando o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi -, que já foi ministro no governo Dilma -, na presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Ocorreu durante a solenidade, cheia de pompa, de anúncio da linha de crédito Caixa Hospitais, que está sendo disponibilizado às entidades com juros de 1,7% ao mês.

A passagem da dupla governista por Florianópolis deixou os diretores de hospitais frustrados.

O ministro tentou amenizar, assegurando que estão sendo avaliadas profundas mudanças no SUS. Mas não garantiu a revisão da tabela de pagamentos do sistema, congelada em toda a era petista! O fato é que Saúde tornou-se uma indústria muito, muito lucrativa. Equipamentos, medicamentos, profissionais, tudo custa muito dinheiro, numa bola de neve que parece não ter fim.

 

Buona Gente

Conselheiro federal da OAB, o advogado Tullo Cavallazzi Filho participou de recepção ao embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini. Nesta ocasião, ele marcou presença como conselheiro jurídico da Câmara Italiana no país e fez uma rápida explanação sobre as particularidades jurídicas de empresas que pretendem se instalar no Brasil.

 

Empresários

Mais de 40 empresários estavam presentes na recepção ao embaixador italiano. Segundo Tullo, a “conversa foi  muito produtiva.” Além do causídico catarinense, destaque para a presença da deputada do Parlamento Italiano Renata Bueno – filha do deputado federal Rubens Bueno (PPS do Paraná) e representante, no legislativo daquele país, dos descendentes de italianos no Brasil, e o presidente da Câmara Italiana, Renato Marins.

 

Cedo demais

Foi só elogiar o prefeito Gean Loureiro, que ele resolveu voltar atrás, cedendo à pressão do vereador Thiago Silva e seu grupo. O  alcaide sancionou dois projetos segmentados, apresentados pelo parlamentar.

 

Bastidores

Mídia nacional noticiando que o marqueteiro João Santana, que assinou – e trabalhou com milhões em recursos – as duas campanhas de Dilma Rousseff, revelou ao Ministério Público que recebeu informações privilegiadas, saídas do Palácio do Planalto, sobre sua prisão. Santana e a mulher estão tentando emplacar uma delação premiada.

 

Cabeça de chapa

O aniversariante de sábado, deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), que comemorou 59 anos, reafirmou sua intenção de trabalhar para que os tucanos tenham chapa própria a governador e presidente. Tebaldi chamou ao palco, durante a comemoração, os principais nomes do PSDB presentes: senador Dalírio Beber; deputados e secretários Leonel Pavan e Vicente Caropreso; o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e o representante do senador Paulo Bauer.

 

Nominata

“Qualquer um destes possui condições de ser nosso governador”, profetizou. E adiantou que seu nome não figura para majoritária, pois está em busca da reeleição como deputado federal. E foi além: “vamos torcer para que o Pavan e o Vicente façam um bom trabalho onde estão”, referindo-se as secretarias estaduais de Turismo e Saúde.