Blog do Prisco
Coluna do dia

SC definitivamente na Lava Jato

SC definitivamente na Lava Jato

A prisão, em Florianópolis, de um dos donos da Engevix, o empresário José Antunes Sobrinho, marca a estreia do Estado no circuito dos encarceramentos da Operação Lava Jato. Ele foi detido preventivamente e encaminhado para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. A detenção gerou expectativa e grande repercussão nos meios políticos. Sobrinho sempre foi muito bem relacionado e, se chegar ao ponto de negociar uma delação premiada, tem bala suficiente  para acertar figuras proeminentes da política nacional, a começar pelo Senado. Nos bastidores, até segunda ordem, as informações indicam que eventuais desdobramentos não alcançariam políticos catarinenses, mas já há quem projete que a prisão de figura tão bem relacionada nos meios empresariais e políticos pode respingar inclusive nas eleições municipais, que estão às portas.

Além de José Antunes Sobrinho, há outros catarinenses que já apareceram no âmbito da Lava Jato: ex-deputado federal João Pizzolatti, que é apontado como suposto beneficiário da propina que era repassada aos deputados do PP; e Ideli Salvatti, cujo depoimento foi solicitado pela Polícia Federal – junto com o ex-presidente Lula da Silva e outras figuras – mas que ainda depende de manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recém conduzido ao cargo por Dilma Rousseff.

 

 

Efeito

A prisão de José Antunes Sobrinho, da Engevix, é vista como um desdobramento da delação premiada do lobista Fernando Baiano, que operava no esquema em nome do PMDB.

 

 

Condenações

A prisão do empreiteiro catarinense veio no mesmo dia em que o juiz Sérgio Moro lavrou as primeiras condenações no contexto da Lava Jato. Entre os sentenciados, estão o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. As sentenças são referentes à 10ª fase da operação.

 

 

Contra mão

Deputado federal Fabricio Oliveira (PSB) foi à tribuna da Câmara se posicionar contra a criação de novas duas secretarias, e seus respectivos cargos, na prefeitura de Balneário Camboriú. Ali, também surgiram 11 novas comissões remuneradas. No momento de crise econômica aguda, Fabricio considera que o Executivo municipal vai na contramão da história.

 

 

Caótico

Fiesc produziu excelente vídeo mostrando o estado, caótico, de algumas das principais rodovias do Estado. É vergonhoso o retorno que SC recebe da União como contrapartida dos impostos que manda para Brasília. A peça pode ser assistida no blogdoprisco.com.br.

 

 

Xô, CPMF!

Os Conselhos Regionais de Administração e Contabilidade emitiram nota conjunta se posicionando absolutamente contrários à volta da CPMF, como quer o Planalto. Já a Ordem dos Economistas de SC pede a renúncia de Dilma Rousseff.

 

 

Prazo

Faltam menos de duas semanas, contando-se os dias úteis, para políticos que quiserem mudar de partido, com vistas ao pleito de 2016, sacramentarem as trocas.

 

 

Silêncio

Deputado estadual Gelson Merísio, presidente da Assembleia, deu uma mergulhada estratégica. Passou a dedicar-se mais aos bastidores e ao fortalecimento do PSD, evitando publicamente provocar questões que remetam ao pleito majorit