Blog do Prisco
Coluna do dia

SC não é picadeiro

Nesta quinta e sexta-feiras, o estado deve receber a visita de dois ministros do STF. Dias Toffoli, o presidente da corte, e Gilmar Mendes, que dispensa apresentações.

O primeiro vem receber uma láurea patrocinada por líderes empresariais e o segundo para palestrar em evento, organizado pela OAB-SC, e comemorativo aos 30 anos da Constituição estadual.

Alguém deve estar de brincadeira. É o fim da picada. Homenagear o ex-advogado do PT, hoje travestido de juiz?

E Gilmar Mendes, essa figura nefasta, receber a honra de encerrar o evento alusivo às três décadas da Carta Magna estadual?

Dias Toffoli e Gilmar Mendes são dois dos mais notórios combatentes, explícita e implicitamente, da Lava Jato. Eles defendem o retrocesso no combate à corrupção.

É do presidente da corte, que deveria ser suprema, o vergonhoso voto, proibindo o compartilhamento dos dados de movimentações financeiras do Coaf para as polícias e ministérios públicos.

Caixa de pandora?

De quebra, Toffoli tentou acessar, sorrateiramente, informações de 600 mil contribuintes brasileiros, sem contar tantas outras situações que não condizem com o cargo que exerce, mas que são protagonizadas por ele. Olhando novamente, também não se consegue vislumbrar que tipo de liderança empresarial Dias Toffoli exerce para ser premiado por empresários em Santa Catarina?

Persona non grata

Importante lembrar, ainda, que Dias Toffoli não é exatamente um parceiro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Como presidente do STF, ele também exerce a chefia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi ali que o ministro decidiu proibir o TJSC de acessar o sistema e-Proc, o mais funcional do país e que não gera qualquer custo ao Judiciário estadual. Não satisfeito, o mesmo magistrado está proibindo o andamento de processos através de videoconferências, sistema muito usado no estado.

Aniversário

Já nesta sexta-feira, a OAB promove a conferência magna de encerramento “Jurisdição Constitucional Estadual: Seu Estágio Perante a Jurisprudência do STF e da Doutrina Nacional.” Trata-se do fechamento das comemorações referentes aos 30 anos da Constituição Estadual.

Alô

Gilmar Mendes, que até pode vir ao estado no mesmo voo de Toffoli, será o magnânimo conferencista. Pergunta-se: o que ele tem a ver com Santa Catarina e com a nossa Carta Magna? Gilmar Mendes, no STF, desempenha vários papéis, menos o de guardião da Constituição Federal. Mesmo assim, ele e Toffoli foram convidados a virem pra cá protagonizar estes momentos de honraria. Não dá pra entender!

Prazos

Termina nesta quinta-feira o prazo dado ao Ministério Público Federal (MPF) para apresentar ou não denúncia  em relação aos indiciados pela PF na Operação Alcatraz. Sobre a outra Operação que sacudiu Santa Catarina no primeiro semestre, a Chabu, o prazo expira na segunda-feira, dia 2.

Distanciamento

Os cinco deputados estaduais que formam agora a bancada do PSL na Assembleia – Jessé Lopes anunciou que foi expulso – estão vivendo um novo momento quando o assunto é atuação conjunta.

Sob a batuta do Sargento Lima, enfim o grupo passa a tem jeito e estrutura de bancada.

As reuniões têm sido semanais, existe articulação, debate, assessoria de imprensa. Páginas nas redes sociais estão sendo criadas.