Blog do Prisco
Manchete

SC no topo nacional de capital humano

O termo “capital humano” refere-se ao conjunto de habilidades, conhecimentos, experiências e competências que os indivíduos possuem e que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de um país. No contexto brasileiro, Santa Catarina lidera o Ranking de Competitividade do Estados de 2023 elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLT). Não por acaso, a esquerda, PT e suas sublegendas barulhentas e especialistas em factoides, nunca chegou ao poder por aqui. Mas deve somente uma daquelas enormes coincidências da vida.

Neste país, algumas características e questões relacionadas ao capital humano  incluem:

Educação: O sistema educacional brasileiro tem desafios significativos, desde a educação básica até o ensino superior. A qualidade da educação pode variar, e há desigualdades regionais no acesso a oportunidades educacionais de qualidade.

Desigualdade Social: O Brasil enfrenta desafios relacionados à desigualdade social, que também impactam o capital humano. A distribuição desigual de recursos e oportunidades pode limitar o acesso à educação e ao desenvolvimento de habilidades.

Acesso à Educação Técnica e Profissionalizante: A formação técnica e profissional é essencial para atender às demandas do mercado de trabalho. No entanto, o acesso a essas formas de educação pode ser limitado em algumas regiões.

Inovação e Pesquisa: O investimento em pesquisa e desenvolvimento é vital para o avanço do capital humano em setores de alta tecnologia. O Brasil tem centros de pesquisa reconhecidos, mas há desafios em termos de financiamento e infraestrutura.

Mercado de Trabalho: O mercado de trabalho no Brasil pode ser afetado por questões como a falta de qualificação de trabalhadores para determinadas posições, alta rotatividade e desafios na retenção de talentos.

Migração de Talentos: Alguns profissionais brasileiros buscam oportunidades no exterior devido a fatores como melhores condições de trabalho e salários, o que pode impactar o capital humano disponível no país.

Tecnologia e Habilidades Digitais: A rápida evolução tecnológica requer habilidades digitais. O desenvolvimento dessas habilidades é vital para a competitividade econômica do Brasil no cenário global.