Blog do Prisco
Manchete

SC registra o terceiro maior saldo de empregos no ano em agosto

Santa Catarina alcançou mais um resultado positivo na geração de emprego formal em agosto. O mês encerrou com saldo de 20.305 novas vagas, o terceiro melhor deste ano. De acordo com dados do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira, 29, e analisados pelo Observatório FIESC, as indústrias geral e da construção foram responsáveis por 7.549 novos postos de trabalho no mês.

Os setores de serviços, comércio e agropecuária tiveram saldo de 9.621, 2.982 e 153, respectivamente. Em agosto, Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo do país para a Indústria de Transformação. A geração de empregos da indústria catarinense ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

“Com o resultado de agosto, registramos o oitavo mês consecutivo com criação de novas vagas de trabalho em Santa Catarina. A indústria e a construção são os setores que mais contribuíram com esse resultado durante o período, sinal da força e do dinamismo das nossas empresas”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. De janeiro a agosto, a indústria geral e a construção criaram mais de 81 mil novos postos de trabalho em Santa Catarina, a maior participação entre os setores.

:: Confira o boletim completo

Entre os setores industriais, o Têxtil, Confecção, Couro e Calçados registrou o maior saldo de agosto, com abertura de 2.103 novos postos de trabalho. Conforme análise do economista do Observatório FIESC Maicon Luiz Brand, o segmento vem registrando aumentos contínuos na produção industrial, estimulada pelo consumo das famílias e retomada da economia. O resultado também reflete a expectativa do fim de ano, período de crescimento sazonal das vendas.

O setor da Construção também se mantém em expansão no mercado de trabalho, estimulado pela manutenção das taxas de financiamento imobiliário. Foram 1.408 novas vagas abertas no mês de agosto.

Clique aqui e confira a análise do economista do Observatório FIESC, Marcelo Albuquerque

Foto: Daniel Wiadro/Unsplash