Blog do Prisco
Manchete

SC será o único estado que não vai elevar o ICMS, diz Jorginho, na FIESC

Santa Catarina será o único estado do Brasil que não vai elevar o ICMS, afirmou o governador Jorginho Mello ao lançar a modernização do PRODEC (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), nesta sexta-feira, dia 17, na Federação das Indústrias (FIESC), em Florianópolis. “A posição está tomada. Não vou aumentar tributo”, declarou.

“A reforma tributária machucou muito o Estado de Santa Catarina. Era uma reforma esperada, mas começaram os penduricalhos, que vêm nos prejudicar”, explicou, observando que os governadores do Sul e do Sudeste discutem o impacto disso. Inclusive, alguns estados já elevaram a alíquota de ICMS.
Em seu discurso, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, deu voz aos empresários catarinenses, manifestando a inquietação do setor com o risco do tributo. Lembrou, também, do compromisso do governador, durante a campanha eleitoral, de não elevar a carga tributária em Santa Catarina.

“Sabemos que o senhor sofre a pressão de outros governadores, mas Santa Catarina tem que ser, novamente, um estado de destaque e mostrar que é possível, sim, fazer a economia crescer, trabalhando juntos”, disse Aguiar. “Sabemos que a carga tributária já é elevada, o que prejudica a nossa competitividade. Então, incrementar ainda mais, certamente, traria prejuízos para a sociedade e para o próprio governo”, afirmou.

PRODEC: Durante o evento, os secretários de Indústria e Comércio, Sílvio Dreveck, e de Ciência e Tecnologia, Marcelo Fett, explicaram detalhes da atualização do PRODEC, que vai incluir medidas voltadas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa) e de inovação.

“O Prodec já foi muito importante na história industrial de Santa Catarina, é um marco para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Agora a gente acrescenta nele alguns conceitos da economia atual, para continuar incentivando nossa industrialização no futuro”, destacou o governador, sobre a iniciativa que busca impulsionar a neoindustrialização e o desenvolvimento sustentável. Aguiar, da FIESC, disse que o programa é um importante instrumento de desenvolvimento e a sua modernização é bem-vinda pela indústria.

Um decreto deve ser assinado nos próximos dias para viabilizar as primeiras mudanças. O governo deve, também, enviar pedido ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para atualizar o convênio que regulamenta o Prodec. Com o aval do conselho, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. O programa, que em junho completou 35 anos, tem como base a concessão de incentivos para a implantação ou expansão de empreendimentos que venham a gerar emprego e renda no Estado.

São oito mudanças no programa. Uma trata dos critérios de descontos, que incluem as premissas ESG e de inovação. Será criada uma nova matriz de pontuação ESG, voltada aos municípios com IDH baixo. Há também mudanças envolvendo a carência, que passa de 48 para 54 meses, e no alcance: o contribuinte que solicitar o benefício poderá considerar investimentos realizados nos últimos 12 meses – atualmente são considerados os últimos 6 meses no processo de avaliação do pedido.
Com informações do Governo de SC

Posts relacionados

Seleme lidera chapa única para sucessão de Aguiar na FIESC

Redação

Jorginho Mello fortalece parcerias de Santa Catarina com o Japão durante evento em São Paulo

Redação

Atividade econômica de SC cresce 6,8% no primeiro bimestre

Redação