Blog do Prisco
Manchete

Se acirra disputa no MDB

Boa parte da bancada estadual, liderada pelo próprio Mauro de Nadal, hoje está muito próxima do governador Moisés da Silva. Não por acaso, o titular do Executivo mexeu os pauzinhos para guindar o parlamentar à chefia do governo por uma semana.

Um gesto político de clara proximidade e que tem como pano de fundo o pleito de 2022.

Na outra frente, Antídio segue atuando firme, visando conquistar a indicação do MDB para a candidatura ao governo. Ele vem ganhado cada vez mais musculatura no Norte do Estado, inclusive em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. Dois eventos realizados no fim de semana provam isso.

Em Jaraguá

No sábado, Lunelli participou de encontro em Jaraguá do Sul promovido pelo deputado federal Carlos Chiodini com prefeitos, vereadores e lideranças de diversas cidades. O presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, e o deputado estadual Fernando Krelling estavam presentes.

Em Joinville

Já no domingo, Antídio Lunelli foi a Joinville, esteve com Krelling novamente. Dessa vez, nas comemorações pelo aniversário do presidente municipal do MDB e presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Claudio Aragão.

Perfil empresarial

O diretório local já trabalha na pré-candidatura do prefeito de Jaraguá do Sul a governador. “Estamos contigo”, declarou Aragão aplaudido pela plateia. O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, também tem auxiliado. Empresário assim como Lunelli, Döhler tem dito que dessa vez o MDB não pode errar a mão.

Premiado

Lunelli tem conquistado diversos prêmios na gestão pública. Na semana passada, Jaraguá do Sul venceu o prêmio Cidades Excelentes em Santa Catarina, ficando em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Empresa bilionária

Nos negócios, o prefeito de Jaraguá do Sul também vive excelente fase. Em outubro, a empresa Lunelli bateu R$ 1 bilhão em faturamento no ano, pela primeira vez na história.

Queda-de-braço

Ao fim e ao cabo, a disputa interna no MDB vai se acirrando. Agora é ver quem vai levar a melhor nessa queda-de-braço, se os dois federais (Celso Maldaner e Carlos Chiodini) e um estadual (Fernando Krelling) contra os oito estaduais e um senador do outro lado. Este grupo quer Moisés da Silva como candidato do partido em 2022.

Menos um

Isso significaria um chega pra lá em Celso Maldaner ou Antídio Lunelli. A menos que o deputado federal fosse indicado candidato a vice do governador. Isso partindo-se da premissa de que o PSD não estará nessa composição, caminho defendido pelo ex-governador Jorge Konder Bornhausen. Para JKB, o PSD deve fechar aliança com o Podemos, Republicanos e Aliança Brasil.

Outra linha

No momento, contudo, Julio Garcia e Eron Giordani atuam no sentido de carregar o PSD para o projeto do governador. A não ser que a dupla pretenda abandonar o barco. Considerando-se, ainda, que possivelmente o PL e o PP estarão fechados.

Tucanos

E o PSDB? Vai com o MDB? E Gelson Merisio? Embarcará nessa tendo sido adversário de Moisés da Silva no segundo turno de 2018? Ou o ex-deputado mudará novamente de partido, assinando, por exemplo, no PL ou em um pequeno partido para ser candidato ao Senado com Jorginho Mello na cabeça e Angela Amin de vice? A conferir!